Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/02/2019 às 07h56min - Atualizada em 13/02/2019 às 07h56min

Índice de infestação gera novo alerta contra dengue

Pesquisa revela, mais uma vez, que maioria dos focos está nos quintais das residências

MARIELY DALMÔNICA
Agentes de controle percorreram todos os bairros da cidade | Foto: Araípedes Luz/Secom PMU
Uberlândia está em epidemia de dengue. Neste ano, já foram notificados no Município 2.083 casos de doença, situação que tende a se agravar. O alerta vem da própria Secretaria Municipal de Saúde, que divulgou, ontem, o primeiro Levantamento Rápido de Índices do Aedes aegypti (LIRAa) de 2019. O índice de infestação de focos do mosquito transmissor da dengue, zíka vírus, chikungunya e febre amarela está em 5,2%, o que representa risco de surto.

Os agentes percorreram todos os bairros da cidade. Dos 12.582 imóveis vistoriados, 76% dos criadouros foram encontrados nas residências. Deste percentual, 95% tinham focos nos quintais, com maior predominância para pneus (8,7%), vasilhas plásticas (8,6%), latas (7,5%), baldes (6,5%) e ralos (6,3%). Segundo o coordenador do Programa de Controle da Dengue, José Humberto Arruda, são números que reforçam mais uma vez a necessidade da comunidade se conscientizar e ajudar no combate ao mosquito.

“A pesquisa apontou uma grande quantidade de pneus em poder da comunidade que não são dispensados para a coleta de forma adequada. Realizamos um trabalho sistemático de coleta em borracharias e também estamos à disposição da comunidade para fazer a coleta nas residências. Os outros depósitos predominantes estão distribuídos de forma homogênea por todo o município, evidenciando que a população precisa ser parceira e contribuir para eliminar os criadouros”, enfatizou o coordenador.

Segundo o coordenador, a maior concentração de focos foi registrada na região oeste, especialmente nos bairros Guarani, Tocantins, Luizote de Freitas, Taiamam e Jardim Patrícia.

RISCO MAIOR

Apesar do número ser inferior ao registro da pesquisa de 2018, alguns fatores podem refletir em mais pessoas doentes. Se uma pessoa já teve dengue ela ainda pode ser infectada por outro tipo da doença. O paciente realmente fica imune após se recuperar de um tipo da doença, mas ainda tem chances de pegar algum dos outros 3 tipos existentes. Por isso, é importante manter as medidas de prevenção e segurança mesmo que já tenha sido infectado alguma vez.

Cada pessoa pode ter os quatro sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele. Nesse caso, depende de qual vírus está circulando naquele ambiente, já que a transmissão acontece quando o Aedes pica uma pessoa infectada e acaba infectando também outra pessoa. Há suspeitas que o vírus tipo 2 esteja circulando pela região de Uberlândia depois de muito tempo ausente. Por isso, grande parte da população nunca teve contato com esse tipo do vírus, o que eleva a possibilidade de transmissão da doença.

Os bairros mais notificados estão recebendo o fumacê. “Até o momento estamos trabalhando com um veículo, mas negociando a possibilidade de mandarem mais dois”, afirmou Arruda.

“Quando terminamos a visita em um bairro, vemos que não conseguimos entrar em 30% dos imóveis. Isso vem sendo um problema, porque o morador pode não ter habilidade para localizar”, afirmou o coordenador do Programa de Controle da Dengue. Segundo ele, as ações também estão sendo realizadas aos sábados, para que mais residências sejam fiscalizadas.

 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90