Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/12/2018 às 07h21min - Atualizada em 11/12/2018 às 07h21min

Diário leva alunos ao cinema para retribuir projeto

MARIELY DALMÔNICA
O Diário de Uberlândia proporcionou uma sessão de cinema no Cinemark para quatro turmas do sétimo ano da Escola Municipal do Bairro Shopping Park, na tarde da última quinta-feira (6) e na manhã de ontem. A ação foi uma retribuição pelo projeto da professora de português Sônia Alves Dantas, que começou a implantar o jornalismo durante as aulas.

Neste ano, a educadora teve a ideia de trabalhar gêneros jornalísticos dentro da sala de aula com quatro turmas do 7º ano da escola. Ela recebeu o apoio e o material de uma professora e uma supervisora aposentadas da unidade do bairro Shopping Park, na zona sul da cidade. “A maioria dos alunos não têm acesso ao jornal impresso, então trabalhamos com o Diário de Uberlândia dentro da sala de aula e fizemos um jornal mural. Agora, a nossa intenção é implementar um jornal impresso na escola”, disse Sônia, que pensa em um projeto extraturno para os estudantes em 2019.

“Quero estimulá-los a produzir um jornal, divulgar o que está acontecendo na comunidade e na escola de uma forma mais espontânea e engajada”, afirmou a professora, que sempre inclui temas diversos durante as aulas.

Para Juliedda Schmutzler, diretora financeira do Diário de Uberlândia, o interesse das crianças pelo jornal impresso é algo importante. “Agora quero que os alunos visitem o jornal. Minha ideia é fazer um jornal ‘dentro’ do Diário, feito por crianças. Imagina a alegria de uma mãe lendo um texto do filho”, disse. Maria Paula Alves, de 13 anos, estava ansiosa para assistir ao filme “O Grinch”. A adolescente frequenta as aulas de Sônia e aprovou o projeto introduzido pela professora. “Foi bom procurar notícias, e entrevistar as pessoas parece ser legal.”

“Eu achei o projeto bem interessante, a gente aprendeu a trabalhar junto e desfez intrigas”, afirmou Mariana Yoneda, de 13 anos, outra aluna de Sônia, que mesmo gostando de jornalismo, pensa em ser musicista, como a colega Maria Paula.

Segundo Sônia, os alunos fizeram muitas pesquisas durante os últimos meses e se comprometeram com o trabalho. Maria Paula e Mariana fizeram uma reportagem com participantes do Congado, e agora “já têm mais desenvoltura até para lidar com os colegas e demais servidores da escola”, afirmou a professora.

Os estudantes de Letras da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Júlia Meraldi, Maria Luisa Gontijo, Lais Felix e Breno Castro estão fazendo estágio na escola do bairro Shopping Park e devem ajudar a professora Sônica no próximo ano. “Primeiro estamos conhecendo o ambiente. O projeto do jornal acabou ficando para o ano que vem. Queremos desenvolver um jornal escrito com as crianças e uma rádio, e quem sabe fazer um podcast”, disse Júlia.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90