Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/11/2018 às 08h06min - Atualizada em 27/11/2018 às 08h06min

Prefeito de Canápolis é eleito presidente da Amvap

Escolha foi feita na tarde de ontem, durante uma assembleia geral em Uberlândia

MARIELY DALMÔNICA
Ualissom Carvalho, 32 anos, é o segundo prefeito mais jovem de Minas Gerais | Foto: Ascom/Amvap
O prefeito de Canápolis, Ualissom Carvalho Silva, foi eleito de forma unânime presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap) para o mandato de 2019. A escolha foi feita na tarde de ontem, durante uma assembleia geral na sede da associação, em Uberlândia.

Ualissom, de 32 anos, é o segundo prefeito mais jovem de Minas Gerais e o mais novo da associação. De acordo com o eleito, em sua gestão, os prefeitos da região devem ficar unidos e buscar soluções para sair da crise. “É um momento de muita dificuldade para todos os municípios do estado de Minas Gerais. Em Canápolis, por exemplo, que tem 12 mil habitantes, a dívida do estado chega na casa dos R$ 3,5 milhões, estou desde maio deste ano pagando os professores com recurso próprio do município”, disse o prefeito de Canápolis, que pretende decretar calamidade financeira a partir de hoje.

Ualissom Carvalho foi eleito com 19 votos e deve assumir a gestão em janeiro do próximo ano. A prefeita de Estrela do Sul, Dayse Galante, foi eleita como a 1ª vice-presidente; Dario Borges, prefeito de Cascalho Rico, como 2º vice-presidente; e Isper Salim Curi, prefeito de Santa Vitória, como 3º vice-presidente. O mandato da diretoria é de um ano, com direito a uma reeleição.

Marcos Coelho de Carvalho, prefeito de Araguari e atual presidente da Amvap, acredita que a nova gestão deve continuar defendendo os interesses dos membros dos 24 municípios associados. “Os prefeitos foram discriminados pelo governador do estado de Minas Gerais e nós trabalhamos para minimizar os problemas. O apoio de cada membro foi muito importante para que a gestão transcorresse em toda a normalidade”, afirmou.

Durante a assembleia, também foram eleitas as novas diretorias de quatro consórcios. Cleidimar Zanotto, prefeito de Capinópolis, assume a presidência do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Triângulo Mineiro (CISTM) em 2019. João dos Reis, prefeito de Romaria, foi eleito o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Paranaíba (CIS/Amvap). Leandro Luiz de Oliveira, prefeito de Ipiaçu, será o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Pontal do Triângulo (CIS/Pontal). Lindomar Amaro, prefeito de Indianópolis, será o novo presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Cides).

Fradique Gurita, prefeito de Campina Verde e atual presidente do Cides, será o vice-presidente em 2019. “O Cides ajudou muitos municípios em dois anos. Temos certeza de que a possibilidade de crescimento é grande e quem ganha é o cidadão. Temos uma equipe pequena, mas de valor. Sem contar que já deixamos aprovado em orçamento a ampliação da nossa equipe”, afirmou o prefeito, que está na diretoria do consórcio desde 2016.

DÍVIDA
 
Segundo o atual presidente da Amvap, Marcos Coelho, existe a possibilidade de uma nova paralisação dos municípios ainda neste ano. “Estamos aguardando os posicionamentos e tomaremos as providências que forem de interesse da associação e dos prefeitos”, disse o prefeito de Araguari.
No dia 19 de novembro, o presidente da associação entregou ao presidente da República, Michel Temer, um requerimento de decreto para intervenção federal no Estado de Minas Gerais. O pedido atende também a solicitação de 18 associações microrregionais mineiras, dentre elas a Amvap.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90