Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/11/2018 às 08h00min - Atualizada em 27/11/2018 às 08h00min

Ambulatório oferece teste de HIV na UFU

Foto: Secom/PMU
Profissionais do Ambulatório IST/Aids Herbert de Souza realizarão, nesta semana, testes rápidos do HIV, sífilis e hepatites no Campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A ação é uma parceria com a Faculdade de Odontologia e acontece até sexta-feira (30) – exceto quinta – no Diretório Acadêmico (DA) do curso.

A atividade faz parte de um projeto relacionado ao assunto desenvolvido pelos alunos do programa de pós-graduação da faculdade. “Além disso, houve aumento de casos entre os jovens de 16 a 29 anos. Nosso objetivo é oferecer orientações, além da testagem. É importante ressaltar que oferecemos o teste rápido de forma gratuita e sigilosa. Quanto mais cedo diagnosticado a presença do vírus, melhor para o tratamento do paciente”, explicou a coordenadora do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, Cláudia Spirandelli.

Ao contrário do exame sorológico, que demora até dois dias para obter resposta, o teste rápido tem o resultado entre 15 e 20 minutos. Para fazer o exame, os enfermeiros coletam uma gota de sangue, que é colocada em uma lâmina junto com o reagente.

Em casos que o resultado é positivo na primeira amostra, é realizada uma nova testagem com outro reagente. Se a segunda coleta apontar resultado negativo, um terceiro teste é feito e encaminhado para uma verificação mais apurada em laboratório.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90