Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/11/2018 às 07h00min - Atualizada em 23/11/2018 às 07h00min

Três chapas disputam comando da OAB

Eleição acontece neste sábado, das 8h às 17h, na sede do órgão em Uberlândia

VINÍCIUS LEMOS
Neste sábado (24), os advogados em Uberlândia aptos a votar escolherão a nova diretoria da 13ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A eleição para o próximo triênio (2019-2021) é considerada uma das mais acirradas dos últimos anos - a última disputa foi em chapa única. Encabeçam as chapas concorrentes neste ano a atual presidente da Ordem em Uberlândia, Ângela Botelho, e os advogados Deiber Magalhães e Marcus Vinícius Rosa.

A votação vai acontecer entre 8h e 17h no sábado. Na subseção de Uberlândia há mais de 6 mil advogados inscritos, contudo nem todos poderão votar, sendo pouco mais de 4 mil aptos a participarem do pleito. A participação é obrigatória para todos associados à OAB e caso o advogado não compareça, pode ser multado em até 20% do valor de sua anuidade. A sede da Ordem é o único local de votação na cidade.

À frente da chapa “OAB Independente” está Marcus Vinícius Rosa, que é professor de Direito e advoga há 18 anos na área trabalhista. Ele concorre pela primeira vez à vaga de presidente da subseção e entre as propostas defendidas pelo candidato está o que ele chama de “proposta de engrandecimento educacional”, simbolizada por um selo ouro. “Vamos trabalhar para proposição de matérias optativas nas faculdades de Direito, como português, lógica, redação, argumentação. Assim, o aluno que fizer essas matérias vai ter o selo ouro e com convênios, escritórios da cidade serão incentivados a buscarem esses estudantes”, afirmou.

Quem encabeça a chapa “OAB de Todos Nós” é o criminalista Deiber Magalhães, que atua há mais de 20 anos na área. Ele também busca pela primeira vez o cargo de presidente local da OAB e destacou em sua proposta a criação de uma procuradoria para os advogados ligados à 13ª subseção. “O objetivo é ter as prerrogativas (da categoria) defendidas de maneira efetiva, com acompanhamento da Ordem”, disse.

À frente da OAB em Uberlândia desde 2016, Ângela Botelho concorre ao segundo mandato como presidente pela chapa “Ordem em Transformação”. A advogada quer continuar na cadeira que ocupa até o fim deste ano para manutenção de pilares de instituição participativa e humanizada, de inovação tecnológica, educação continuada e defesa das prerrogativas da categoria. “Viemos para uma reeleição para dar uma transformação na instituição, o que fazemos desde 2016, quando a primeira mulher venceu a presidência”, afirmou.
 
Eleição acirrada
 
De maneira geral, os candidatos disseram ser positivo que três chapas tenham sido formadas para tentar a presidência da OAB local. Foi destacado que o fato eleva o debate e diversifica as ideias para o crescimento da instituição, além de ser uma reação considerada natural à falta de mais chapas na última eleição.
 
Os candidatos ainda avaliaram que a dificuldade de conseguir votos para a própria eleição está ligada mais diretamente em como os advogados vão reagir às propostas de cada um. A história de vida e de atuação na área de cada candidato também conta, independente do tempo em atividade.
 
Prerrogativas
 
Uma unanimidade nos discursos de Marcus Vinícius Rosa, Deiber Magalhães e Ângela Botelho é que as prerrogativas dos advogados sejam resguardadas. Nesse sentido, a operação Fênix, que aconteceu em dezembro de 2017 e que investigou e prendeu advogados acusados de envolvimento com esquemas de corrupção foi trazido para o debate. Os três concorrentes informaram que acompanharam a operação e que, à sua forma, puderam ou irão atuar no sentido de punir condenados pela Justiça, mas resguardar aqueles que foram apontados por delações ou investigações, mas que forem inocentados.
 
Chapas:
 
OAB Independente
Marcus Vinícius Sousa Rosa (Presidente)
Aline Maia Santos (Vice-Presidente)
Gilberto Severino Júnior (Secretário-Geral)
Rosangela Medeiros da Silva (Secretária Adjunta)
Luis Antonio Lira Pontes (Tesoureiro)
 
OAB de Todos Nós
Deiber Magalhaes Da Silva (Presidente)
Vera Lucia Katia Sabino Gomes (Vice-Presidente)
Leonardo Pereira Rocha Moreira (Secretário-Geral)
Gilda Eliane Rodrigues Do Brasil Castro (Secretária Adjunta)
Edu Henrique Dias Costa Diretoria (Tesoureiro)
 
Ordem em Transformação
Ângela Parreira De Oliveira Botelho (Presidente)
Luciano De Salles Monteiro (Vice-Presidente)
Lilian Takata (Secretária-Geral)
Wendel Ferreira Lopes (Secretário Adjunto)
Marcelo Eduardo Nogueira (Tesoureiro)

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90