Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/11/2018 às 07h55min - Atualizada em 14/11/2018 às 07h55min

Ação promove tarde de cuidados ao diabético

Pacientes do Centro Municipal de Atenção ao Diabético terão uma tarde diferenciada nesta quarta-feira. Isto porque a unidade irá realizar uma série de atividades em decorrência do Dia Mundial do Diabetes, celebrado hoje. As atividades ocorrem das 13h às 16h com foco no reforço aos cuidados e intensificação das ações de combate e prevenção da doença junto à população.

De acordo com a coordenadora da unidade, Marina Alves da Silva, serão oferecidas palestras com a equipe multiprofissional da unidade, em que serão abordadas as formas de prevenção e os cuidados necessários para garantir o controle da doença.

“O trabalho no município é permanente e começa na Atenção Primária. Os cuidados vão desde consultas e avaliações às visitas domiciliares, entre outras atividades que acontecem sistematicamente e são intensificadas nesse período. Quando fazemos um trabalho de orientação e prevenção, estamos ajudando para que o paciente não tenha problemas futuros”, afirmou.

Desde 1991, uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Federação Internacional de Diabetes (IDF) faz do 14 de novembro o Dia Mundial do Diabetes. A data foi instituída oficialmente em 2007, em resposta às preocupações com o crescente aumento dos diagnósticos no mundo.

ATENDIMENTO

O Diabetes é uma doença que não tem cura, mas existem cuidados para controlá-la, desde que o paciente se proponha a isso. Basta procurar a unidade de saúde mais próxima para ser encaminhado ao CMAD.

No Centro de Atenção, os trabalhos são desenvolvidos de duas formas, como reitera a coordenadora. “A primeira é realizada por meio de ações de prevenção e orientação, sobretudo, aos pacientes que sofrem de diabetes tipo 1, com informações sobre alimentação, exercícios físicos, uso de insulina, medicação e outras recomendações para o autocuidado. Outra vertente é ligada aos curativos daqueles que apresentam problemas no pé por conta do diabetes”, completou Marina Alves.
 
SERVIÇO
- O quê: Tarde de cuidados aos diabéticos
- Quando: 14 de novembro, das 13h às 16h
- Onde: Rua Tenente Rafael de Freitas, 530, Bairro Patrimônio.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90