Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/11/2018 às 08h19min - Atualizada em 13/11/2018 às 08h19min

Campus Santa Mônica terá nova iluminação

Sistema irá substituir lâmpadas fluorescentes por modelos de LED no próximo ano | Foto: Milton Santos/UFU
O Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) deve ganhar, em 2019, um novo sistema de iluminação. A troca será possibilitada por um edital da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que destinará para a substituição R$ 3,7 milhões, valor integral solicitado pelo projeto inscrito.

As atuais lâmpadas fluorescentes devem ser substituídas pelo modelo LED. A troca representa uma economia de, em média, R$ 60 mil mensais para a instituição. A instalação das lâmpadas LED diminui a quantidade de material descartado, por serem muito mais duradouras. Além disso, elas também apresentam menos risco do que o modelo fluorescente.

O processo de troca já estava sendo feito pela própria UFU, à medida que as lâmpadas queimavam, desde o ano passado. Porém, com esse convênio firmado, o diretor de Sustentabilidade da UFU, Nelson Barbosa Júnior, faz um alerta. “Depois de aprovado o projeto não podemos comprar mais lâmpadas, se não nós perdemos o recurso”, disse.

Para minimizar possíveis problemas de falta de iluminação, a Universidade conta atualmente com um pequeno estoque de lâmpadas que será utilizado em emergências até a instalação do novo sistema.

Segundo o cronograma, o convênio deve ser assinado em dezembro deste ano. A partir disso, a vistoria da Cemig deve ser feita entre janeiro e fevereiro e as novas lâmpadas devem começar a ser instaladas em abril ou maio de 2019.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90