Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/11/2018 às 07h56min - Atualizada em 09/11/2018 às 07h56min

PM vê reflexos positivos no primeiro mês de bases

Apesar de ainda não haver números, percepção é de queda em roubos

MARIELY DALMÔNICA
Capitão Flávio Nascimento em frente a uma base comunitária na praça Tubal Vilela | Foto: Mariely Dalmônica
No dia 1º de outubro, 21 bases de segurança comunitárias da Polícia Militar (PM) começaram a operar em Uberlândia. Atualmente, o funcionamento é diário, das 14h às 23h, mas pode haver mudanças, de acordo com a necessidade da corporação. Passado um mês de operação, a percepção da PM é que a criminalidade tem diminuído nas regiões onde as bases foram instaladas, apesar de ainda não haver dados comparativos com períodos anteriores.

“A quantidade de furtos diminuiu, e não estão sendo registradas ocorrências nesses perímetros. Mas a gente ainda não pode apostar que essa diminuição tem relação só com a instalação da base, porque existem pessoas que deixam de registrar [o crime]”, afirmou o capitão Flávio Nascimento, comandante da 91ª Cia, responsável pela área central da cidade. Segundo ele, o tempo de operação das unidades ainda não foi suficiente para comparar com o mesmo período do ano passado.

Ainda de acordo com Nascimento, um estudo sobre mudanças nos horários das bases está sendo feito pela 9ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp). “A Polícia Militar não pode prever as peculiaridades de todos os municípios, então, ela faz uma regra geral, que depois vai se submetendo às adequações. Se tem bairros de fluxo maior durante o dia, por exemplo, o horário pode ser flexibilizado”, afirmou.

Um dos objetivos das bases comunitárias é o de promover a aproximação entre a PM e a comunidade. “É uma forma de pulverizar o trabalho em lugares estratégicos. As pessoas que moram ou passam por onde a base é instalada estão satisfeitas. Elas não procuram o local só para redigir ocorrência, elas pedem informações e normalmente perguntam sobre a segurança pública.”

As unidades estão em locais fixos e têm a mesma estrutura de uma sede fixa da Polícia Militar. Cada base conta com dois policiais para patrulhamento de motocicleta e dois policiais fixos na van, que é equipada com câmeras de videomonitoramento, computadores, rádios e aparelhos de segurança.

CONFIRA OS ENDEREÇOS DAS BASES
 
Praça Tubal Vilela, Centro
Praça Nossa Senhora Aparecida, Centro
Av. Seme Simão com Avenida Continental
Av. Serra da Mantiqueira com a Rua do Cachimbo
Av. José Abdulmassih
Av. Rondon Pacheco com a Rua Niterói
Av. Dom Pedro com Rua Paulo Frontin
Av. Antonio Jorge Isaac, 687
Av. João Naves de Ávila com Av. São Francisco de Assis
Av. Segismundo Pereira com Rua João Balbino
Praça Lincoln
Praça Luis Finotti
Av. Constelação
Av. Doutor Manuel Teixeira de Souza com Rua Joaquim C. Netto
Av. Imbaúbas com Av. Joaquim Leal de Camargos
Av. Wilson Rodrigues da Silva, 1520
Praça Sebastião José Naves
Praça São Francisco de Paula
Rua Jerusalém
Av. Marcos de Freitas Costa com Av. Getúlio Vargas
Praça Clarimundo Carneiro
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90