Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/11/2018 às 08h23min - Atualizada em 08/11/2018 às 08h23min

Comércio mantém otimismo para contratação de Natal

Oportunidades de trabalho devem surgir a partir do dia 20 deste mês

MARIELY DALMÔNICA
O Natal está chegando e, com ele, surgem as expectativas de abertura de vagas temporárias em lojas de diferentes segmentos. Segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia, a maioria das contratações deve ser iniciada a partir do dia 20 deste mês. O Uberlândia Shopping, por exemplo, já divulgou a abertura de 170 cargos extras para este fim de ano.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) afirma que, neste ano, a contratação de trabalhadores temporários deve aumentar 5,23% em todo País em relação ao mesmo período de 2017. Embora não haja dados específicos para Uberlândia, já que a CDL não faz esse tipo de levantamento, a gerente executiva da instituição, Bânia Poli, afirma que a expectativa para a data é grande no comércio, que já registrou boa movimentação no último Dia das Crianças. “Há otimismo no cenário econômico. O mês das crianças vendeu bem, comparado ao ano passado, então a previsão é de que o Natal tenha mais movimento ainda”, disse.  

Segundo Fredson Dourado, superintendente do Uberlândia Shopping, o centro comercial projeta aumento de 10% nas vendas em relação ao último Natal. “As pessoas estão muito otimistas. Essa data é a mais importante do varejo, esperamos por ela o ano inteiro”, afirmou.

As 170 vagas abertas para o fim de ano no shopping incluem oportunidades para estoquistas, vendedores, atendentes, supervisores e também para áreas operacionais. “Além de fomentar o mercado de trabalho, é uma grande oportunidade para o empregado se efetivar no cargo”, disse Dourado. Ainda de acordo com o superintendente, o setor de vestuário se destaca na oferta de vagas. “Depois vem o de alimentação. Como aumenta o movimento do shopping no geral, acaba trazendo mais gente para esse segmento.”

O movimento em Uberlândia é similar ao do País. De acordo com a CNC, as lojas de vestuário e calçados devem abrir quase 50 mil vagas no País, seguidas por hiper e supermercados (14,1 mil) e pelas lojas de artigos de uso pessoal e doméstico (8,9 mil). Vendedores (43%) e operadores de caixa (11%) costumam ser os mais procurados para o preenchimento das vagas temporárias.
 
OPORTUNIDADE
 
Além de uma oportunidade para dinheiro extra, as vagas temporárias também podem render efetivação para trabalhadores que se destacarem. “A empresa acaba avaliando muito o profissional, é uma grande oportunidade. Falamos muito da competência comportamental do empregado, que é até maior do que a competência técnica [para a efetivação]”, disse Bânia Poli.

Marcelo de Oliveira, proprietário da Pietá Bijoux, loja de bijuterias e acessórios do Uberlândia Shopping, disse que espera entrar dezembro com cinco novos funcionários. “Atualmente temos duas vendedoras e uma já está em treinamento. Estou otimista que essas vagas temporárias se tornem permanentes, é o intuito quando a gente contrata”, disse.

Para o empresário, experiência é importante, mas não é um requisito para a contratação. “Procuro avaliar uma boa postura na questão das vendas, a comunicação, uma facilidade de trabalho em equipe, mas gosto de dar oportunidade e acreditar no potencial das pessoas”, afirmou Marcelo.

Adriana Machado, gerente da loja Ri Happy do Center Shopping, disse que a unidade deve contratar de oito a dez funcionários para fortalecer a equipe neste final de ano, número semelhante ao ano passado. “Eles começam no dia 5 de dezembro e trabalham até o dia 26. A loja já atuou com funcionários extras no Dia das Crianças e alguns retornam para a temporada de final do ano.”

Segundo a gerente, sempre existe a possibilidade de efetivar alguns desses funcionários extras no ano que vem. “É uma excelente oportunidade para demonstrar o trabalho e a principal porta de entrada para a empresa”, afirmou.

 CANDIDATOS A UMA VAGA DE EMPREGO DEVEM:
 - Atualizar o currículo
- Cadastra-lo em locais que realizam processo seletivo
- Deixar o currículo em grandes magazines
- Se preparar para as entrevistas
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90