Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/11/2018 às 08h13min - Atualizada em 08/11/2018 às 08h13min

Atividades marcam os 36 anos do Parque do Sabiá

Eventos esportivos e de lazer, além de muitas brincadeiras, estão na programação de sábado e domingo

Para celebrar o aniversário de 36 anos do Parque do Sabiá, completados ontem, a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) preparou um programação extensa de atividades para o fim de semana. Destaque para o Desafio do Parque, que será realizado no domingo (11), com largada às 8h, na ponte do Parque. A prova de 7 km em trajeto misto (asfalto e terra) integra o Circuito de Corridas Futel. No sábado (10), acontece um jogo amistoso entre os times sub-15 da Futel e do Uberlândia Esporte Clube (UEC), às 8h, no campo Sabiazinho.

Também no sábado, das 8h às 12h, a criançada poderá se divertir em uma pista de corda, que será montada pelo 36° Batalhão de Infantaria Mecanizado do Exército (36º BIMec) próxima ao Mundo da Criança, e ainda conhecer de perto o Guarani, veículo blindado para transporte de militares em guerra.

O Parque do Sabiá é visitado diariamente por mais de 5 mil pessoas e as crianças fazem parte da vida deste espaço, considerado o cartão postal da cidade. "Teremos também, neste sábado, um treino de corrida de orientação pela mata e trilhas do parque, que contará com a presença de filiados do Clube de Orientação do Triângulo Mineiro (Cotrim)”, destacou Silvio Soares dos Santos, diretor geral da Futel.

A programação festiva conta ainda com as visitas guiadas que poderão ser feitas no zoológico e no aquário.
 
FUTEBOL DE CAMPO 
Outros eventos que integram as festividades de aniversário do parque são as finais da Copa Futel de Futebol de Campo. Os jogos serão no domingo, no Estádio Municipal Parque do Sabiá. Às 8h, Osvaldo Rezende x Bandeirantes decidem o título da categoria Máster, e às 10h, a disputa no adulto terá o confronto entre Borússia Dortmund x Santa Maria. “Boa parte desses dois campeonatos aconteceu nos campos dentro do parque. Agora, como forma de premiar os jogadores, vamos realizar as finais no Estádio Parque do Sabiá, que é o oitavo maior do Brasil”, disse Silvio Soares.
 
IDEALIZAÇÃO
Parque nasceu do sonho de ex-prefeitos

 
Com uma área de 1.850.000 m², incluindo um bosque de 350.000 m² de área verde, o Parque do Sabiá nasceu do sonho do ex-prefeito Virgílio Galassi e seus amigos Paulo Ferolla (também ex-prefeito) e Cícero Naves (ex-conselheiro da Futel), que imaginavam um espaço onde a população tivesse acesso gratuito às atividades de lazer, esporte e qualidade de vida. A construção foi iniciada à beira de uma das cinco nascentes existentes no local, sendo que 70% da vegetação existente foram formadas a partir do plantio de mudas de árvores do cerrado, em pequenos cestos de bambu.

Para receber a população foi construído um grande lago artificial, que recebeu na época inúmeras espécies de peixes comuns nos rios da região. Para a prática esportiva foram construídos um campo gramado com medidas oficiais e um grande vestiário. Já para o lazer dos visitantes o parque recebeu uma piscina de 50 metros e outra de 25 metros, além de espaços para realização de piqueniques e ainda um zoológico, que possui atualmente cerca de 200 animais de 50 espécies e recebe aproximadamente 10 mil visitantes por mês.

O aquário municipal conta com mais de 2 mil peixes e foi inaugurado durante a gestão do ex-prefeito Paulo Ferolla. O local recebe mais de 8 mil pessoas por mês.
 
PROGRAMAÇÃO DOS 36 ANOS DO PARQUE 

Sábado (10)
8h

 - Campo Sabiazinho – Amistoso sub-15 Futel x Uberlândia Esporte
- Saída da Arena Park – Corrida de Orientação promovida pelo Cotrim
- Próximo do Mundo da Criança – Pista de Corda e apresentação do blindado Guarani do 36º BIMec
- Aquário – Visita guiada
- Zoológico – Visita guiada
 
Domingo (11)
8h

- Largada na ponte do Parque do Sabiá – Corrida ‘Desafio do Parque’
- Estádio Parque do Sabiá – Final da Copa Futel de Campo entre Osvaldo Rezende x Bandeirantes (Máster)
10h
- Estádio Parque do Sabiá – Final da Copa Futel de Campo entre Borússia Dortmund x Santa Maria (Adulto)
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90