Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/11/2018 às 08h23min - Atualizada em 07/11/2018 às 08h23min

Atividades do Novembro Azul serão abertas amanhã

Equipes farão ações de prevenção ao câncer de próstata durante o mês

DA REDAÇÃO
Atividades voltadas ao homem serão realizadas no mês | Foto: Divulgação
Depois do engajamento em prol da saúde da mulher em outubro, agora é a vez de voltar as atenções aos cuidados com os homens. A partir de amanhã e até o final deste mês, as equipes da atenção primária de Uberlândia realizarão várias atividades para reforçar a campanha Novembro Azul, período escolhido para celebrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, marcado para o dia 17 deste mês.

Além das várias ações de cuidado e informação oferecidos periodicamente nas unidades, a Secretaria Municipal de Saúde também busca facilitar o acesso do homem trabalhador aos serviços preventivos. Por isso, amanhã, as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) estenderão o horário de atendimento até as 20h, exceto na zona rural.

“Não é difícil ouvirmos que os homens são mais descuidados com sua saúde. Muitos justificam a falta de tempo, principalmente devido à jornada de trabalho. Então, vamos priorizar esses casos e ofertar um horário para que eles possam ter acesso às orientações e exames preventivos”, contou a coordenadora da atenção primária, Karina Kelly de Oliveira.

Neste dia, os homens que comparecerem às UBSFs poderão fazer avaliação com equipe multiprofissional, agendar consultas, solicitar exames conforme protocolos clínicos, receber orientações sobre o câncer de próstata, álcool e tabagismo, vida sexual saudável, métodos contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis.

As atividades acontecem para chamar a atenção e a importância do diagnóstico precoce. Nos 30 dias de campanha, as equipes das unidades básicas de saúde vão realizar workshops, palestras e ações diversas sobre assuntos relacionados à saúde do homem, bem como serviços, solicitação de exames e outras atividades.

ABERTURA

A abertura do Novembro Azul será amanhã, a partir das 8h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Rosa. Serão realizadas rodas de conversa com a comunidade sobre a saúde do homem, testes rápidos, atualização do cartão de vacina, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), aferição de pressão arterial e teste glicemia, além de um café da manhã saudável. Também haverá corte de cabelo e barba, auriculoterapia, dança circular e distribuição de preservativos.

As orientações nas unidades do município durante ações são para desmistificar e esclarecer a importância dos procedimentos. “Todas as unidades estão preparadas para recebê-los e orientar sobre todas as enfermidades, bem como preveni-las. Será um mês onde estaremos focados na saúde deles e reforçando a mensagem da importância da prevenção”, apontou Karina Kelly.

CÂNCER DE PRÓSTATA

O câncer de próstata é uma doença que evolui lentamente. Sendo assim, os sintomas são percebidos quando a doença já está em estágio avançado, dificultando o tratamento. Os principais sintomas desse tipo de câncer é a diminuição do jato de urina, dificuldades em urinar e uma mudança na frequência urinária, que aumenta.

Uma alimentação saudável, rica em verduras, vitaminas e cereais, é uma das formas de prevenir a doença. Além disso, é importante evitar gorduras de origem animal e alimentar-se excessivamente de carne. Não fumar, beber moderadamente e realizar atividades físicas também podem ajudar a diminuir os riscos de apresentar a doença.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90