Corpo de Bombeiros registrou 49 árvores caídas nas ruas, sobre carros ou residências na 4ª feira | Foto: Divulgação A chuva de quarta-feira (31) foi a mais intensa registrada no ano em Uberlândia. Em menos de uma hora, choveu mais de 31 mm no Centro da cidade, de acordo com a Defesa Civil. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) trabalharam desde a madrugada até a noite de quinta (1º) para retirar árvores que caíram em vias públicas e para restabelecer o fornecimento de energia elétrica em bairros que foram afetados pela tempestade.
A região central da cidade foi uma das mais afetadas. Segundo o capitão João Batista Afonso, diretor da Defesa Civil, choveu o equivalente a um litro por metro quadrado e foram constatadas rajadas de ventos a mais de 40 km/h. No bairro Santa Mônica, choveu 30.2 mm entre 18h e 20h, e a velocidade do vento variou entre 48 km/h e 66 km/h, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
O Corpo de Bombeiros registrou 49 árvores caídas nas ruas, sobre carros e residências. Na Praça Rui Barbosa, no Centro, um cedro de mais de 90 anos caiu e atingiu um automóvel. A vítima foi retirada do carro antes da chegada dos militares e o corte da árvore deve ser finalizado nesta sexta-feira, segundo a Defesa Civil.
De acordo com a Cemig, houve queda de árvores sobre a rede elétrica e rompimento de fiação nos bairros Martins, Centro, Jardim Karaíba, Granada, Cidade Jardim, Jaraguá e Dona Zulmira. Alguns bairros ficaram sem energia até esta tarde.
O trabalho da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da Cemig, do Horto Municipal e da Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran) deve terminar na manhã de sexta. “Cinco equipes dos bombeiros começaram a cortar as árvores de madrugada e isso deve permanecer até amanhã. Algumas vias só têm meia pista liberada, mas está tranquilo”, disse o capitão Afonso.
PREVISÃO DO TEMPO De acordo com Anete Fernandes, meteorologista do Inmet, a umidade desta sexta (2) deve ficar entre 50% e 90%, e a instabilidade deve continuar em todo o estado durante o fim de semana. “O céu ficará nublado com pancadas de chuva e trovoadas. A temperatura mínima permanece elevada, acima dos 18°C, e a temperatura máxima pode chegar a 35°C. No sábado e no domingo a temperatura deve cair um pouco, mas ainda assim ficará abafado”, afirmou.
Ainda segundo a meteorologista, a estação chuvosa começou no período certo neste ano. “Isso é uma vantagem. O problema é o volume de chuva grande em um intervalo curto de tempo, mas se a gente pensar em relação à disponibilidade de água, isso é bom”, disse.
PREVISÃO DO TEMPO SEXTA: mínima de 18°C e máxima de 35°C
SÁBADO: mínima de 22°C e máxima de 33°C
DOMINGO: mínima de 20°C e máxima de 29°C