14/08/2018 às 08h17min - Atualizada em 14/08/2018 às 08h17min

Justiça fará treinamento a distância para mesários

DA REDAÇÃO
A Justiça Eleitoral mineira já iniciou a capacitação dos cerca de 200 mil eleitores que atuarão como mesários nas Eleições 2018 em Minas. Parte dos mesários já foi convocada e inclusive já começaram o treinamento presencial – como os de Belo Horizonte. Outros ainda estão sendo convocados por email, carta simples ou pessoalmente. Todos os mesários poderão acessar orientações da Justiça Eleitoral pelo aplicativo Mesário e por um curso a distância.

Para os mesários de Minas Gerais, o curso a distância, elaborado pelo TSE, estará disponível a partir do dia 3 de setembro e poderá ser acessado até o dia 6 de outubro. Para não sobrecarregar a plataforma na qual o curso é disponibilizado, a Comissão de Mesários do TRE-MG orientou os cartórios a dividirem os mesários em três grupos para acesso ao curso em diferentes períodos: o primeiro, de 3 a 12 de setembro; o segundo, de 13 a 19 de setembro; e o último, de 20 de setembro a 6 de outubro. Todas as instruções sobre como acessar o treinamento são passadas aos mesários no momento da convocação. O curso a distância é essencial para aqueles que não participarem do treinamento presencial.

Os mesários podem também fazer download do aplicativo “Mesários”, disponível gratuitamente nas lojas Google Play e Apple Store. O aplicativo foi usado nas Eleições 2016, e a versão 2018 foi atualizada de modo a tornar a navegação mais intuitiva. O “Mesários” traz todas as informações que ajudarão nos trabalhos no dia do pleito. Ainda, permite que os mesários tirem dúvidas sobre situações que podem acontecer no dia (opção “E se acontecer?”), indica o caminho de acesso para outros conteúdos, como manuais e vídeos de treinamento, traz um check list para o dia da eleição e um quiz com perguntas e respostas para que o mesário possa testar seus conhecimentos. Após as eleições, será disponibilizado no aplicativo um formulário para que a Justiça Eleitoral receba feedback dos mesários.

Os eleitores que têm expectativa de atuar como mesários nas Eleições 2018 e não receberam a convocação podem entrar em contato com sua zona eleitoral para verificar a situação. A convocação é feita por email, por carta simples ou pessoalmente. O email é uma novidade do TRE Minas para este ano: as zonas eleitorais que adotaram esta forma de contato com os mesários enviam uma mensagem eletrônica, que não contém links e nem anexos, na qual há um código que o mesário deve digitar no site do TRE ou informar ao Disque-Eleitor (148) para validar a sua convocação. A mesma validação – no site ou pelo 148 – deve ser feita também pelos mesários que forem convocados por carta simples. O TRE alerta que quem recebeu e-mail com anexo ou link convocando para ser mesário fique atento, pois podem conter vírus.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »