05/07/2018 às 07h48min - Atualizada em 05/07/2018 às 07h48min

Município tem 1 carro para cada 2,7 habitantes

MARIELY DALMÔNICA | REPÓRTER
Uberlândia registrou 243 mil veículos até abril deste ano (Divulgação)
Levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que Uberlândia conta com um carro para cada 2,78 habitantes. A frota da cidade é a 22ª do país, com 243.475 carros registrados até abril deste ano. Ainda segundo o levantamento, Uberlândia segue a tendência do País, onde 55% dos municípios têm mais carros do que motos. O estudo, baseado em dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), mostra que, atualmente, o Brasil tem cerca de 53,4 milhões de carros, número 3,3% maior do que o registrado no ano passado.

Ainda segundo a pesquisa, a maior parte dessa frota está concentrada nas regiões Sudeste e Sul. Das dez cidades com mais carros no País, nove são capitais, e São Paulo se destaca com 17,8 milhões de carros, representando 33,47% da frota do Brasil. Já a Região Norte concentra as cidades com menos carros no País. Itamarati e Tonantins, cidades do Amazonas, têm dois carros para uma população de 8,1 mil e 18,7 mil habitantes, respectivamente. Afuá, no Pará, possui três carros para uma população de 38 mil habitantes. 

MOTOS

Segundo a pesquisa, Uberlândia está em 16º lugar na relação de cidades com o maior número de motos. Foram registrados 116.592 ciclomotores, motocicletas e motonetas até abril deste ano.

O corretor de imóveis Alankardeck da Silva é morador de Uberlândia e há anos possui um carro e uma moto na garagem. “Eu utilizo os dois para trabalhar, depende da necessidade. O carro eu também uso para passear, e a moto, no dia a dia. É um veículo perigoso, mas é ágil, consome menos combustível que um carro e é mais fácil para estacionar”, afirmou. De acordo com a CNM, há mais motos do que carros circulando em 2.487 dos 5.568 municípios do País.

Existem cerca de 26,4 milhões de motos no Brasil, uma frota 3,44% maior do que foi registrado no ano passado. Na região Nordeste, a frota de motos chega a 7,49 milhões contra 6,67 milhões de carros. No Norte do País, são 2,49 milhões de motos para 1,67 milhão de automóveis. No Acre, no Maranhão e no Pará, quase todas as cidades têm mais motos do que carros. A pesquisa também mostrou que no Nordeste há sinais de substituição dos animais de tração, como cavalo, jumento e burro, por motocicletas ou semelhantes. 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »