Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/06/2018 às 08h30min - Atualizada em 15/06/2018 às 08h30min

Lotéricas podem deixar de receber conta de luz

Nova política de alteração de preços da Caixa desagrada a Cemig

MARIELY DALMÔNICA | REPÓRTER
Site da Cemig contém lista com estabelecimentos credenciados para pagamentos (Mariely Dalmônica)
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Caixa Econômica Federal ainda não renovaram contrato para transação bancária e, como consequência, as agências lotéricas do estado podem deixar de receber pagamentos de conta de energia no dia 26 deste mês. Se a situação não mudar, o contribuinte deve procurar alguns mercados, farmácias e lojas varejistas de Uberlândia, que também aceitam o pagamento da fatura, além de agências bancárias onde possuir conta.
A reportagem do Diário de Uberlândia apurou que o impasse para a renovação de contrato está ligado a uma nova política de alteração de preços por parte da Caixa, o que teria desagradado a empresa estatal. Segundo a Companhia, o banco quer aumentar a tarifa cobrada por boleto recebido.
Por meio de nota, a Cemig alegou que, até o momento, as agências lotéricas estão recebendo os pagamentos das faturas de energia normalmente e que “a companhia e a Caixa Econômica Federal estão em negociações para a continuidade do convênio.”
Também por meio de nota, a Caixa Econômica Federal informou que está com o convênio ativo e em fase de negociação para a renovação do contrato com a Cemig.
Na última quarta-feira (13), uma audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) foi realizada com alguns deputados, mas os representantes da Cemig e da Caixa não compareceram. Durante o encontro, que reuniu parlamentares e representantes lotéricos, foi discutido os impactos com o fim da relação contratual. A principal preocupação estava ligada à situação da população de bairros periféricos e de municípios de menor porte, que, muitas vezes, não contam com rede bancária credenciada.
 
LOCAIS PARA PAGAMENTO
 

Caso as lotéricas passem a não mais receber faturas de energia a partir do dia 26 deste mês, continuará possível pagar a conta em bancos, mercados, farmácias e outros estabelecimentos, de acordo com um folheto distribuído pela Cemig. A lista completa com os locais para pagamento da conta de luz também está disponível no site da estatal.
O folheto distribuído pela Companhia, no entanto, contém erros informativos. A redação do Diário de Uberlândia entrou em contato com alguns estabelecimentos citados no aviso e três deles não recebem mais o pagamento da fatura de clientes e já pediram para que o endereço do local fosse retirado da lista. Uma drogaria no bairro Morumbi, zona leste da cidade, afirmou que nunca recebeu pagamentos de conta de luz. Os gerentes e proprietários dos locais afirmaram que muitos moradores vão aos estabelecimentos com o objetivo de pagar a conta de luz e saem de lá frustrados.
De acordo com a assessoria de comunicação da Cemig, os proprietários destes locais serão contatados para que a lista seja atualizada no site e no folheto.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90