Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/05/2018 às 14h10min - Atualizada em 23/05/2018 às 14h10min

Azeredo é considerado foragido pela Polícia Civil

Justiça determinou que o ex-governador fique preso em batalhão do Corpo de Bombeiros

CAROLINA LINHARES | FOLHAPRESS
 
O ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB) já é considerado foragido pela Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (23). 

A defesa e a Polícia Civil confirmaram um acordo para que ele se entregue nesta tarde. Segundo o delegado Carlos Capistrano, a Justiça determinou que Azeredo fique preso em algum batalhão do Corpo de Bombeiros.

O objetivo é preservar a figura do ex-governador. "As delegacias de polícia já não abrigam presos e as penitenciárias de Minas têm suas deficiências e vulnerabilidades", disse o delegado.

De qualquer maneira, antes de ser levado para o Corpo de Bombeiros, Azeredo deve se apresentar à Polícia Civil e passar por exame de corpo de delito.

Tratativas entre a defesa do tucano e a Polícia Civil estavam em curso desde a noite de terça (22) para que ele se entregasse. Nesta manhã, a polícia informou que havia perdido o contato com os advogados, mas as conversas foram retomadas.

Também há policiais nas ruas de BH para cumprir o mandato. Seis policiais estão em frente o prédio onde o tucano reside, mas ainda sem ordens para entrar.

Azeredo teve o mandato de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça na tarde desta terça. Ele foi condenado a 20 anos e 1 mês de prisão por peculato (desvio de dinheiro público) e lavagem de dinheiro no esquema do mensalão tucano.

Em seu julgamento, o Tribunal de Justiça seguiu o entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) de que o cumprimento da pena deve começar após a condenação em segunda instância. 

Azeredo perdeu todos os recursos na corte, inclusive os embargos de declaração julgados nesta terça - considerado o último recurso possível antes da prisão.

A defesa ainda aguarda decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) sobre pedidos de habeas corpus.

O CASO

Azeredo foi inicialmente condenado em 2015, mas recorreu ao Tribunal de Justiça. Em agosto passado, por dois votos a um, os desembargadores mantiveram a condenação em segunda instância.

Desde então, Azeredo teve dois recursos negados no TJ -o último no dia 24.

A denúncia oferecida em 2007 pela Procuradoria-Geral da República, quando Azeredo ocupava o cargo de senador, acusa o tucano de desviar R$ 3,5 milhões de empresas estatais de Minas (Copasa, Comig e Bemge) para financiar sua campanha.

As empresas pagaram os valores para a SMP&B, do publicitário Marcos Valério, para supostamente patrocinar três eventos esportivos. A orientação para que as estatais concedessem o patrocínio partiu da Secretaria de Comunicação do governo.

As investigações mostram, porém, que os recursos foram usados para cobrir empréstimos da campanha junto ao Banco Rural.

O processo de Azeredo teve início no STF, com o acolhimento da denúncia em 2009. Em 2014, quando a ação estava pronta para ser julgada e o tucano era deputado federal, ele renunciou ao cargo, numa estratégia para voltar à primeira instância e retardar o fim do processo.

OUTROS ACUSADOS NO MENSALÃO TUCANO

Condenados em primeira instância, podem recorrer em liberdade:

- Renato Caporali Cordeiro, ex-diretor de estatal;
- Eduardo Pereira Guedes Neto, ex-secretário adjunto de Comunicação;
- Clésio de Andrade, ex-senador de Minas (PSDB).

Julgamento em primeira instância próximo:

- Marcos Valério, publicitário;
- Ramon Hollerbach, sócio;
- Cristiano Paz, sócio.

Punibilidade extinta por prescrição:

- Walfrido dos Mares Guia, ex-vice-governador de Minas;
- Cláudio Mourão, tesoureiro da campanha de Azeredo;
- Lauro Wilson, ex-diretor de estatal.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90