21/05/2018 às 11h12min - Atualizada em 21/05/2018 às 11h12min

Semana começa com a manhã mais fria de 2018

Temperatura nesta segunda-feira chegou a 7°C

​VINÍCIUS LEMOS | REPÓRTER
A variação térmica é grande em Uberlândia e temperatura pode chegar a 22°C | Foto: Vinícius Lemos
 
Com registro de 7ºC na estação automática do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Uberlândia, a segunda-feira (21) começou como a manhã mais fria de 2018 e igualou a menor temperatura registrada em 2017, antes do início do inverno. A sensação térmica, segundo o levantamento do laboratório, ficou em 3ºC no início da manhã.

O frio desta semana começou no domingo (20), quando a temperatura mínima foi de 9ºC, com sensação térmica de 4ºC, ainda pela manhã.  Entre a madrugada e a noite de sábado (19) choveu pouco mais de 20mm.

Nesta segunda, o período mais frio foi entre 7h e 8h e a sensação de frio ficou ainda maior devido aos ventos e também à umidade, que estava em 81%. Com o céu limpo, a variação térmica é grande, assim a temperatura máxima da segunda-feira pode chegar a 22ºC.

De acordo com William Borges, do Laboratório de Climatologia da UFU, a queda nas temperaturas se deve a uma massa de ar polar estacionada entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste do Brasil. Ela é originária da Patagônia, no sul do continente e deve perder força nos próximos dias, quando as mínimas se tornam cada vez mais altas. A previsão para a terça-feira (22) é de mínima de 12ºC e máxima de 24ºC.

INVERNO

O inverno começa no dia 21 de junho e é quando o frio se torna mais intenso, sendo assim, Borges acredita que o frio seja ainda maior para 2018. “Existe essa possibilidade, de temperaturas serem ainda mais baixas nos próximos meses e termos um inverno mais rigoroso que no ano passado. Em meados de julho as temperaturas poderão ser menores”, afirmou.

Em 2017, Uberlândia atingiu 7ºC, com sensação térmica de 3ºC, nas manhãs dos dias 18 e 19 de julho, quando a cidade teve neblina e garoa durante o período.
 
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »