Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/05/2018 às 06h21min - Atualizada em 10/05/2018 às 06h21min

Município realiza Dia D da vacinação no sábado

Atendimento vai acontecer das 8h às 17h; 50 mil já se imunizaram

MARIELY DALMÔNICA | REPÓRTER
Meta do Município é imunizar até 150 mil pessoas neste ano | Foto: Walace Torres
  
Mais de 50 mil pessoas já foram imunizadas em Uberlândia durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A meta do município é alcançar até 150 mil pessoas. Para ajudar a atingir esse objetivo, profissionais da saúde realizam neste sábado (12), das 8h às 17h, o Dia D da Campanha. Quem for receber a dose deve levar o cartão de vacinação.

Todas as 70 salas de vacinas de Uberlândia (Unidades Básicas de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Atendimento Integrado, exceto as do São Jorge e Morumbi) estarão atendendo a população no sábado. De acordo com Clauber Lourenço, coordenador da rede de Urgência e Emergência da Prefeitura de Uberlândia, o Dia D é realizado para intensificar as aplicações de doses. “O grupo que mais vacinou foi o dos idosos. Gestantes e crianças têm procurado pouco pela imunização. Nós precisamos da busca ativa da população”, disse o coordenador.

De acordo com a Prefeitura de Uberlândia, das 50 mil pessoas já imunizadas, 29 mil  são idosos, e 6 mil, crianças. A meta do município é vacinar 90% do público alvo, composto por pessoas a partir dos 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas com comorbidades, gestantes, mulheres pós-parto de até 45 dias, professores da rede pública e privada, profissionais da saúde, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a vacina é segura e reduz possíveis complicações, como internações ou casos graves da doença. A dose protege contra os três subtipos do vírus que circularam no último ano no Hemisfério Sul: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B. “Sem dúvida, é a forma mais eficaz [de prevenção]. A vacina é testada e usada no mundo todo”, disse Lourenço. O coordenador afirmou que também é necessário que a população se previna de outras formas, como, por exemplo, com a higienização das mãos e a restrição a ambientes com ar condicionado ou lotados.
 
DOCUMENTOS

Interessados em se vacinar no Dia D devem levar um documento pessoal e o cartão de vacina. Gestantes devem levar o cartão da gestação, assim como mulheres pós-parto até 45 dias. Professores, profissionais da saúde e profissionais do sistema prisional devem levar um documento que comprove o vínculo empregatício.

Quem não conseguir comparecer ao Dia D pode se vacinar até o dia 1° de junho, data prevista para o fim da campanha.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90