Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/03/2018 às 16h45min - Atualizada em 30/03/2018 às 16h45min

​Mineradora registra segundo vazamento em menos de um mês

MARTHA ALVES | FOLHAPRESS

A mineradora Anglo American anunciou novo vazamento de mineroduto em Santo Antônio do Grama (230 km de Belo Horizonte), na noite de quinta-feira (29). Este é o segundo vazamento registrado em menos de um mês na mesma cidade.

Desta vez, houve um vazamento de polpa de minério de ferro, que durou cinco minutos e foi estancado, segundo a mineradora. O volume do produto despejado e se atingiu algum rio não foi informado pela empresa. Não houve feridos.

A Anglo American informou que as operações da mineradora estão paralisadas e as autoridades e órgãos competentes foram avisados imediatamente após a identificação do vazamento. 

O abastecimento de água em Santo Antônio do Grama não foi interrompido como da primeira vez porque agora a captação é feita no Rio Salgado.

PRIMEIRO VAZAMENTO

Um mineroduto se rompeu no dia 12 de março na zona rural de Santo Antônio do Grama, derramando 300 toneladas de polpa de minério no ribeirão Santo Antônio.

Segundo a Anglo American, o despejo de polpa de minério de ferro no rio durou 25 minutos - depois disso somente água foi bombeada na tubulação por cerca de 11 horas. 

Segundo informações preliminares da Promotoria, houve o vazamento de 450 m³ de minério durante 45 minutos. No ribeirão afetado, o nível de turbidez aumenta de 75,1 NTU (unidade de turbidez) em local anterior ao vazamento para 837 NTU em ponto posterior.

O Ministério Público Federal instaurou um inquérito civil para investigar as causas do rompimento e os responsáveis. Foram solicitadas informações ao Ibama, à Copasa (estatal de fornecimento de água) e à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais. 

O Ministério Público de Minas Gerais ajuizou uma ação civil contra a Anglo American pedindo o bloqueio de R$ 10 milhões da mineradora para garantir a reparação e indenização dos danos sociais e ambientais.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90