Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/03/2018 às 19h05min - Atualizada em 28/03/2018 às 19h05min

Ciclistas preparam homenagem a colega

DA REDAÇÃO
Eduardo Ribeiro foi atropelado na última sexta, enquanto treinava na BR-365 | Foto: Divulgação

Ciclistas de vários grupos de pedal em Uberlândia se mobilizam para prestar a última homenagem ao colega Eduardo Mendonça Ribeiro Filho, de 44 anos, que será enterrado nesta quinta-feira, às 14h, no cemitério Parque dos Buritis, no bairro Novo Mundo, na região leste da cidade. Está prevista uma concentração na Praça Cívica do Centro Administrativo Municipal a partir das 12h30, seguido de um pedal cortejo até o cemitério. Alguns grupos também sairão de outras partes da cidade direto para o cemitério.

Eduardo Ribeiro foi atropelado na sexta-feira (23) enquanto treinava de bicicleta no perímetro urbano da BR-365, saída para Patrocínio. Ele estava sozinho e o condutor do veículo que se envolveu no acidente não parou para prestar socorro. A Polícia Civil investiga o caso e, segundo informações, ainda não identificou o condutor.

A morte de Eduardo foi confirmada na última terça-feira (27) e o corpo só foi liberado hoje porque a família autorizou a doação de órgãos, após a constatação de morte encefálica. Foram doados rins, fígado, córneas e o coração. “Meu irmão ajudou a salvar a vida de seis a sete pessoas. Que esse ato [de doação] possa conscientizar outras pessoas (...). Que as pessoas pensem, fora da tragédia, o que fariam”, disse a irmã Patrícia Ribeiro.

Eduardo Ribeiro era praticante do ciclismo nas modalidades speed e mountain bike e treinava diariamente. Graduado em Arquitetura e Urbanismo, atualmente desenvolvia projetos arquitetônicos e prestava consultorias nas áreas de acessibilidade, trânsito e transportes, planejamento e desenho urbano. Foi diretor da Divisão de Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) no período de 2003 a 2004, atuou como professor e ativista social, preocupado com questões que envolviam a mobilidade urbana e melhoria das condições de segurança dos ciclistas.

Há poucos meses, retornou a Uberlândia para morar depois de passar um tempo lecionando em uma faculdade de Varginha, no Sul de Minas. Era casado com Carla Soares e tinha como planos para este ano ter o primeiro filho.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90