Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/03/2018 às 05h18min - Atualizada em 15/03/2018 às 05h18min

Artistas mineiras são destaque no MUnA

'Percursos Pictóricos' é a nova mostra do Museu Universitário de Arte e traz trabalhos de três belorizontinas

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA E IGOR MARTINS | APRIMORAMENTO PROFISSIONAL
Até dia 20 de abril os uberlandenses podem ver as telas de Andréa Vasconcelos, Cristiani Papini e Virgínia Braccini | Foto: Divulgação

O Museu Universitário de Arte(MUnA) está com uma nova exposição aberta. O espaço recebe “Percursos Pictóricos”, de Andréa Vasconcelos, Cristiani Papini e Virginia Braccini, todas artistas nascidas em Belo Horizonte (MG). Todo o trabalho foi norteado pelos pontos em comum que as três artistas possuem e traz registros fotográficos dos locais visitados pelas artistas em diferentes espaços de tempo.

Cristiani Papini já conhecia Uberlândia, cidade que aprecia muito e onde tem família e voltou para a vernissage que aconteceu na última sexta-feira. Já Andréa e Virgínia estiveram por aqui pela primeira vez. “Fomos muito bem recebidas pela coordenadora do museu, Nikoleta Kerinska e também pelo professor Rodrigo de Freitas, responsável pela montagem da nossa exposição”, contou a artista ao jornal Diário de Uberlândia.

As artistas fizeram uma visita a vários pontos turísticos de Uberlândia junto com Nikoleta, que também é professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). “Conhecemos prédios e museus que fazem parte do circuito cultural da cidade”, contou Cristiani que também elogiou a equipe do MUnA.

Nas imagens de Cristiani são abordadas questões como a percepção do tempo enquanto uma ilusão construída a partir de imagens pintadas estáticas, conforme diz a artista. Os principais pontos de suas pesquisas são o caminho, o tempo e a pintura.

Já Andréa Vasconcelos apresenta o resultado de sua observação nas ruas. A ideia da belorizontina é mostrar a experiência de consumo na vida cotidiana. “A Virgínia pinta a partir de fotografias resultantes das visitas que realiza por várias cidades. Suas pinturas dão visibilidade e propõem uma visão particular do espaço”, afirma Cristiane sobre o trabalho da colega.

Experiente, Cristiani participou de salões em Ribeirão Preto e Guarulhos, em São Paulo; Anápolis e Jataí, em Goiás, Itabirito e Belo Horizonte, em Minas Gerais; na Bienal de Artes de Brasília, no Distrito Federal e também no Rio de Janeiro (RJ).

Andréa Vasconcelos, assim como Crustiani, tem uma bagagem de exposições em espaços conceituados de Belo Horizonte e Ouro Preto, em Minas Gerais; Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Brasília (DF), Fortaleza (CE) e Recife (PE).

Virgínia Braccini participou de várias exposições em Belo Horizonte.

AS ARTISTAS

O caminho, o tempo e a pintura são os pontos principais da pesquisa de Cristiani Papini. “O tempo nas pinturas se revela nas sequências de telas que simulam deslocamento, recurso similar ao que permite a impressão de movimento na linguagem do vídeo. Entretanto, ainda que essa sensação de continuidade se efetive por meio desse artifício, as pinturas são imagens inertes e independentes”, explicou a artista.

Andréa Vasconcelos apresenta o resultado de sua observação recorrente dos locais de comércio popular, onde pesquisa e documenta a experiência do consumo. Os elementos ali encontrados servem como pré-textos para suas pinturas que exploram em composições críticas, as formas, os volumes e a variedade de cores dos elementos que se encontram nesses locais.

As pinturas de Virgínia Braccini dão visibilidade a despercebidas nuances urbanas e propõe uma percepção poética e particular do espaço. Virginia expõe contradições urbanísticas e belezas latentes ao evidenciar potencialidades plásticas de enquadramentos da paisagem edificada.
 
SERVIÇO

O QUE: Exposição “Percursos Pictóricos”
QUEM: Andréa Vasconcelos, Cristiani Papini e Virginia Braccini
ONDE: MUnA (Praça Cícero Maceco, 309, Fundinho)
QUANDO: até 20 de abril, de segunda segunda a quinta-feira das 08h30 às 18h30, sexta-feira das 8h30 às 21h e sábado das 10h às 17h.
ENTRADA FRANCA
INFORMAÇÕES: 3231-7708
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90