Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/02/2018 às 16h54min - Atualizada em 20/02/2018 às 16h54min

Projeto procura adeptos da fotografia analógica

DA REDAÇÃO
Fotografia analógica com câmera 35mm é a essência do projeto “Deriva Cartográfica” / Foto: Yuji Kodato e Maria Cecílio A. Calábria/Divulgação

O projeto “Deriva Cartográfica” está à procura de fotógrafos que trabalhem com fotografia analógica e o único requisito é possuir uma câmera analógica 35mm funcional que permita o controle de exposição, além de conhecimentos básicos para operá-la. Não é preciso ter larga experiência de mercado.

Segundo Yuji Kodato, responsável pelo projeto junto com Mariana Cecílio, a ideia é compor um coletivo de 10 fotógrafos que, ao longo de 2018, vai percorrer e fotografar toda a cidade de Uberlândia e seus distritos.

Quem integrar o coletivo vai participar de uma série de oficinas para desenvolver suas habilidades e conhecimentos em fotografia analógica e experimentar diferentes processos de criação de imagens. Será montado um site e uma exposição com o material produzido. O projeto disponibilizará 50 rolos de 35mm, serviço de revelação e digitalização, ajuda de custo aos membros do coletivo e arcará com todas as despesas para as ampliações fine art em papel algodão e montagem para a exposição.

O projeto realizará exclusivamente film swaps (troca de filmes). “Para mim, esses swaps são uma das coisas mais maravilhosas proporcionadas pela fotografia analógica: você carrega o negativo na sua câmera, fotografa as 36 poses, rebobina, puxa o filme para fora de novo e entrega para outra pessoa fotografar novamente. No final, as fotografias são dupla exposições criadas por duas pessoas em dois locais e tempos distintos. Imagens relacionais, feitas através de um processo experimental que se alimenta do acaso, da sorte, do erro e do acidente”, explicou o fotógrafo.

O “Deriva Cartográfica” não tem uma faixa etária mínima ou máxima de idade para participação, porém, só podem participar moradores de Uberlândia e região.

As inscrições começaram na terça-feira e seguem até dia 12 de março e podem ser feitas pela internet. O formulário completo está neste link: https://goo.gl/forms/NEi0uGWE6JMg15yW2.

O projeto é viabilizado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90