Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/01/2018 às 17h16min - Atualizada em 30/01/2018 às 17h16min

ONG realiza mutirão de castração animal

LAURA FERNANDES | APRIMORAMENTO PROFISSIONAL
Vinte e três cães e gatos foram castrados na primeira edição do mutirão / Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

A ONG SOS Pet Vida realiza no próximo domingo a segunda edição do mutirão de castração animal, que oferta gratuitamente o procedimento para animais de rua ou de famílias de baixa renda. O evento acontece das 7h às 13h no Hospital Veterinário Franciscano, no bairro Lídice, região Central, com estimativa de atender 40 animais, entre cães e gatos.

O mutirão de castração é uma forma de tentar diminuir a população de animais de rua e abandonados na cidade. Segundo matéria publicada pelo Diário de Uberlândia em novembro passado, a Associação de Proteção Animal (APA) estimava até 34 mil cães e gatos em situação de abandono no Município. Esses animais não têm os devidos cuidados e ficam sujeitos a todo risco de doenças, acidentes e maus-tratos.

“Nossa intenção é que o mutirão aconteça todos os meses”, disse uma das idealizadoras da SOS Pet, Lyara Silva Lima. A primeira edição do evento aconteceu em dezembro do ano passado, com o atendimento a 23 animais.

Em clínicas veterinárias particulares, a castração custa, em média, R$ 300, para exemplares machos. Já na esfera pública, em Uberlândia, além do mutirão, o procedimento é oferecido somente por intermédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que mantém um convênio com o Hospital Veterinário da UFU.

A terceira edição do evento está prevista para março, em data não confirmada. Interessados em castrar seus animais devem entrar em contato com a direção do SOS Pet (ver mais abaixo) para cadastro.

A SOS Pet Vida disponibiliza atendimento apenas a cães e gatos sem raça definida e que estejam vivendo nas ruas ou sejam de famílias carentes da cidade.

ONG

A SOS Pet é uma entidade sem fins lucrativos que atua na cidade de Uberlândia desde dezembro do ano passado. O intuito é o de promover e estimular o controle populacional de cães e gatos no município através de castrações, desenvolvendo parcerias e convênios com o poder público municipal, estadual, empresas privadas e a sociedade civil organizada.

Todos os procedimentos são realizados por ações voluntárias e os equipamentos utilizados nos mutirões são frutos de doações.
 
SERVIÇO

- Interessados em doar ou agendar castração para próximas edições do mutirão devem ligar para 98804-2159 (Lyara) ou 99672-2032 (Luciano)

- A ONG SOS Pet Vida também precisa da doação de:

Cobertores para aquecer animais no pós- cirúrgico; agulha descartável 25 x 8  (caixa com 100 unidades); amoxilina LA 15 % (50 ml); clavacilin (50 ml); cateteres azul e amarelo; equipo macro gotas; fio de algodão 00; lâmina bisturi n° 23; luvas descartáveis M e G; luvas cirúrgicas: 6, 6,5, 7 e 7,5; meloxican 0,2 % (20 ml); mononylon agulhado n° 2-0 24x1; seringas descartáveis 01ml e 05ml com agulhas (caixas com 100 unidades); tecido não tecido; meleato de acepromozina 1% (20 ml); cloridrato de tramadol 50 mg 1 ml (frasco com 2 ml); midazolan 15 mg (3 ml); quetatina 10 % (10 ml); isofluorano; propofol 1% 10 mg 20 ml (caixa com 5 unidades); solução fisiológica 0,9% (500 ml); zoletil ou tetazol; sulfato de morfina (50mg/ml); atropina (frasco com 10 ml); adrenalina e gaze estéril (pacote com 10 unidades).
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90