29/01/2018 às 18h26min - Atualizada em 29/01/2018 às 18h26min

Estado vai distribuir itens esportivos para escolas

Mais de 3,4 mil unidades receberão kits para aulas de Educação Física

AGÊNCIA MINAS | BELO HORIZONTE
Objetivo é que escolas desenvolvam práticas diferenciadas a partir do uso de materiais contidos nos kits / Foto: Agência Minas/Divulgação

As escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais começarão o ano letivo de 2018 com novidades. A Secretaria de Estado de Educação (SEE) está adquirindo Kits Esportivos para 3.403 unidades que ofertam a Educação Física Escolar.

Esta é a primeira vez que todas as escolas da rede que ofertam a Educação Física Escolar serão contempladas. A aquisição dos kits tem por objetivo a melhoria das atividades ofertadas pelas escolas.

“Essa é uma demanda dos professores. É importante que o aluno tenha uma Educação Física de qualidade e que desenvolva o gosto pela atividade física, para que assim possa dar continuidade ao longo da vida. Temos o papel de ofertar diferentes atividades motoras para que ele vivencie e goste e não se torne, no futuro, um adulto sedentário. Por auxiliar na prática de atividades diferenciadas é que a distribuição desses kits esportivos é importante”, ressalta a coordenadora de Esporte Educacional da SEE, Celina Sousa Gontijo.

A ideia é que as escolas possam desenvolver práticas diferenciadas a partir do uso dos materiais contidos nos kits. “São materiais diferenciados que irão desenvolver toda a parte motora dos estudantes e auxiliar no desenvolvimento da melhoria da qualidade da Educação Física Escolar”, afirma Celina.

Os kits irão atender a alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Eles são compostos, entre outros itens, por cone furado com barreira, bambolês, corda para ginástica, bolas de vôlei, de basquete e de futsal, peteca, slackline, escada de coordenação e colete.

DESENVOLVIMENTO

Em 2017, a Secretaria de Estado de Educação (SEE), em parceria com o Instituto Península, desenvolveu o Programa Impulsiona. A iniciativa trabalhou com a formação continuada na modalidade a distância (EAD) gratuita para professores de Educação Física, especialistas das escolas e professores do eixo Esporte e Lazer da Educação Integral, além de disponibilizar materiais em seu sítio eletrônico.

Outra ação com foco no esporte realizada pela Secretaria são os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). A iniciativa, que é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes, é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas do Estado de Minas Gerais de forma educativa e democrática.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »