07/12/2017 às 18h01min - Atualizada em 07/12/2017 às 18h01min

Projeto que libera bebidas em estádios avança

DA REDAÇÃO

Um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) libera a venda de bebida alcoólica em todas as dependências e horários nos estádios de futebol no Estado. A Comissão de Segurança Pública aprovou nesta semana o parecer de 1º turno favorável ao Projeto de Lei 3.218/16, de autoria do deputado Anselmo José Domingos (PTC).

O relator e presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT), opinou pela aprovação do projeto na forma do substitutivo n° 1, da Comissão de Constituição e Justiça, que apenas corrige imperfeições no texto relativas à técnica legislativa. O projeto segue para análise da Comissão de Desenvolvimento Econômico, antes de ser apreciado pelo Plenário.

O substitutivo altera a Lei 21.737, de 2015, que trata do assunto, retirando as limitações de horário e espaço para a venda e consumo das bebidas alcoólicas.

Atualmente, o artigo 1° da lei prevê a permissão do consumo de álcool desde a abertura dos portões para acesso do público ao estádio até o final do intervalo entre o primeiro e o segundo tempo da partida.

Outra alteração proposta é a revogação dos artigos 2º e 3º da lei. O artigo 2º estabelece que cabe ao responsável pela gestão do estádio definir os locais em que são comercializadas e consumidas as bebidas, vedando as arquibancadas e cadeiras. Já o artigo 3° trata das penalidades no caso de descumprimento das determinações.

No parecer, o deputado Sargento Rodrigues considerou que outros países que experimentaram a proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas em estádios já abandonaram a medida, após comprovar a sua ineficácia. Para ele, a medida é inócua, já que os torcedores não são privados do consumo das bebidas alcoólicas que podem ser encontradas nas imediações dos estádios.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »