Com foco na orientação, prevenção e a importância do diagnóstico precoce, os profissionais do Ambulatório IST/Aids Herbert de Souza, em parceria com a ONG Rede Nacional de Pessoas Vivendo com Aids (RNP+), estarão amanhã na praça Tubal Vilela para realizar testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais.
As atividades preventivas acontecem pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que neste ano ganha um motivo especial para ser lembrado. A data marca o início campanha nacional de prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, denominada Dezembro Vermelho.
“Sempre é relevante falar da importância da relação sexual com proteção. Só com o uso da camisinha é que evitamos estas doenças, principalmente a Aids, que não tem cura”, afirma a coordenadora do ambulatório, Claúdia Spirandelli.
Das 10h às 16h, os profissionais do Ambulatório IST/Aids Herbert de Souza darão orientações e realizarão os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais na Praça Tubal Vilela. “O resultado sai na hora e é sigiloso. E é importante que as pessoas que tiveram contato sexual sem proteção façam os exames. Quando diagnosticada a presença do vírus de forma precoce, melhor a qualidade e resposta no tratamento da doença”, explicou Cláudia Spirandelli.
A coordenadora expôs ainda o exame é ofertado rotineiramente na rede de saúde em Uberlândia. A distribuição gratuita de preservativos também faz parte das ações da Secretaria de Saúde.
O Ambulatório Herbert de Souza atende portadores do vírus HIV, de hepatites virais e de outras infecções sexualmente transmissíveis. Ao todo, são 3.640 pessoas diagnosticadas, sendo que até outubro deste ano de 2017 foram 377 novos casos.
“Assim que diagnosticado, iniciamos o tratamento. Temos no ambulatório uma equipe multidisciplinar, com enfermeiro, psicólogo, infectologista e farmacêutico, para melhor assistir os pacientes”, finalizou Spirandelli.
SERVIÇO
O quê: Dia Mundial de Luta Contra a Aids
Quando: sexta-feira (1), das 10h às 16h
Local: Praça Tubal Vilela
Ações: Orientação e realização do teste rápido de HIV e infecções sexualmente transmissíveis