Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/11/2017 às 10h55min - Atualizada em 28/11/2017 às 10h55min

Erro no sistema desclassifica 4.500 pessoas na designação no Estado

Candidatos terão prazo de três dias para fazer nova inscrição pela internet

ISABEL GONÇALVES | REPÓRTER

Cerca de 4.500 pessoas que disputam vagas de designados na Secretaria de Estado de Educação em 2018 tiveram problemas no cadastro por conta de um erro no sistema do governo de Minas Gerais. A falha operacional fez com que essas pessoas ficassem com a data de nascimento de 1991, o que impediria os candidatos de exercer cargos que exigem, dentro do currículo profissional, longos períodos de experiência em suas áreas. Desse modo, essas pessoas estariam desclassificadas do processo seletivo.

Ao todo, através dessa seleção, cerca de 100 mil pessoas serão designadas para escolas públicas em todo o estado, nas vagas de professor, auxiliar de serviços (servente, limpeza e portaria), assistente técnico (secretaria) ou especialista em educação (supervisor e orientador pedagógico), com salários que variam de R$ 1.128,76 a R$ 2.669,55. As vagas são temporárias e cobrem, por exemplo, licenças médica, maternidade ou transferências de cargos.

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) informou que os candidatos que tiveram esse problema poderão fazer uma nova inscrição a partir desta quarta-feira (29) até sexta-feira (1º de dezembro).  “Essa medida visa permitir ao candidato que verificou inconsistência entre a sua data de nascimento e a data de nascimento registrada pelo sistema a possibilidade de realizar a devida correção”, diz o documento.

Além disso, também foi informado que uma nova listagem de classificação será publicada na próxima terça-feira, dia 5 de dezembro. Tanto a correção das informações quanto a listagem serão realizadas no site www.designaeducacao.mg.gov.br. Segundo a SEE, para os demais candidatos, cujo registro de data de nascimento está correto, não há necessidade de acesso ao sistema.

Conforme a nota, “o sistema da Secretaria de Estado de Educação recebeu um total de 631.491 cadastros e 1.354.237 inscrições, uma média de duas por candidato, uma vez que cada pessoa poderia realizar até três inscrições. As inscrições ficaram abertas de 25 de outubro a 10 de novembro, período em que os candidatos puderam realizar e modificar suas inscrições, inclusive podendo alterar seus dados cadastrais. Do total de inscritos, cerca de 4.500 cadastros apresentaram o tipo de inconsistência informada acima”. 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90