Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/10/2017 às 05h09min - Atualizada em 19/10/2017 às 05h09min

Exposições marcam 10 anos do Nuppe

Núcleo de pesquisas surgido na UFU ultrapassa os muros da universidade e agrega pintores de diferentes estilos

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Pintura em óleo sobre tela de Hélio Siqueira que estará na exposição que abre no sábado no Studio Casa de Ideias / Foto: Divulgação

 

Neste ano o Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino (Nuppe) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) comemora dez anos. Nesse período tem destacado não só a produção de alunos da instituição como também obras de quem já deixou a faculdade. Neste mês, uma série de exposições marca a data.

Um dos fundadores do Núcleo é o artista plástico Alexandre França. Para ele a pintura é a linguagem que mais se mantém firme dentro das artes e as questões destacadas no Núcleo levam a reflexão e ao desenvolvimento de pesquisas na área. “O Nuppe agrega as pessoas. Muitos membros são ex-alunos da UFU que têm aqui um agregador e produzem coletivamente. Afinal, sozinho tudo é muito mais difícil principalmente quando se tem pouco apoio institucional”, explica.

Para Alexandre França a experiência é muito rica porque ultrapassa os muros da universidade. Eles realizam, por exemplo, ações em escolas públicas e particulares de Uberlândia, o que torna a atividade mais atraente não só para o artista como também para o educador.

Aninha Duarte, que fundou o Nuppe junto com Alexandre França e atualmente é coordenadora do Núcleo. “Esse foi um projeto idealizado mas, sinceramente, lá em 2007, eu não vislumbrava o percurso que ele tomaria”, disse.

O Núcleo é um espaço para alunos que já se formaram em artes plásticas e não se tornaram professores, mas queria continuar no ramo da pesquisa. Aninha destaca também os intercâmbios já realizados como um com a Universidade de Lisboa, a parceria com professores de Bordeaux, na França e a participação, pela segunda vez, do Nuppe na Bienal da Colômbia. “É algo que vem naturalmente, dos contatos, eventos que fazemos. Esse núcleo foi muito movido pelo desejo de pintar e além desses intercâmbios valorizamos muito todo o trabalho feito em Uberlândia e nas cidades do entorno”, comenta.

Sobre os apoios na cidade Aninha destaca a Imobiliária Tubal Vilela que abriu seu espaço para trabalhos dos membros do grupo e agora trabalha em uma sala feita especificamente para eles. “De nossas primeiras exposições pelo menos quatro por ano eram realizadas lá, é uma grande oportunidade para os alunos desenvolverem, inclusive, o texto, porque eles produzem os folders de até três páginas para nós. Se outras empresas tivessem essa visão a cidade ganharia muito”, ressalta.

Aninha fala ainda que todos que compõem o Nuppe são comprometidos com ele. “É um trabalho coletivo, não tem um dono, tem vários. Se não estou aqui sei que o que preciser ser feito será”.

 

EXPOSIÇÕES

Entre as exposições que marcam os 10 anos do Nuppe está a “Distâncias em mim”, em cartaz até 15 de novembro na Galeria de Arte do Mercado Municipal. Lá os frequentadores poderão conferir trabalhos inéditos das artistas que frequentam o Ateliê de Criação em Arte do Studio Casa de Ideias: Vânia Armada, Cíntia Guimarães, Beth Shimaru, Inezita Ribeiro, Lúcia Pic, Maria Amélia Augusto. A curadoria é de Alexandre França e propõe reflexão e criação a respeito de trajetos pessoais, dos percursos poéticos e imaginários que cada uma já percorreu. Assim a liberdade expressiva e o reconhecimento de aspectos das identidades criativas orientou os rumos das pesquisas sobre suas imagens e uso de materiais expressivos.

No sábado (21) tem a abertura da exposição “Pinturas” com quadros de Hélio Siqueira e Paulo Miranda na Galeria do Studio Casa de Ideias. Os artistas mineiros residentes em Uberaba (MG) trazem trabalhos que mostram a identidade forte que conseguiram imprimir em suas obras por meio de uma intensa e extensa produção e pesquisa. A exposição fica em cartaz até o dia 10 de novembro.

Na galeria Lourdes Saraiva, na Oficina Cultural, fica em cartaz até dia 24 de novembro a exposição “Do caos ao LAMA”, de Leonardo Finotti.

 

SERVIÇO

O QUE: Nuppe 10 anos - Exposição “Pinturas”

QUEM: Hélio Siqueira e Paulo Miranda

QUANDO: abertura sábado (21), das 10h às 14h

ONDE: Studio Casa de Ideias (R. Javarí, 32 – Lídice)

ENTRADA FRANCA

INFORMAÇÕES: 3219-3662


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90