Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/10/2017 às 18h15min - Atualizada em 05/10/2017 às 18h15min

MG recebe 126 novos médicos em programa

DA REDAÇÃO
Profissionais receberam instruções sobre rede de saúde / Foto: Marcus Ferreira

 

Chegaram hoje em Minas Gerais os novos profissionais que irão recompor o quadro do Programa Mais Médicos em todo o estado. Ao todo, 126 médicos intercambistas (brasileiros com formação em instituições de ensino do exterior), irão atuar em mais de 80 municípios, em substituição aos profissionais que encerraram o ciclo de três anos no Mais Médicos. Duas profissionais estão escaladas para chegar a Uberlândia e outros 11 irão para cidades da região.

Na parte da manhã, representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recepcionaram os profissionais que desembarcaram no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, munindo-os com informações básicas sobre a estrutura da Atenção Primária no estado e sobre o curso de especialização que faz parte da grade do Programa.

"É muito satisfatório vermos a recomposição acontecendo, o que demonstra a continuidade do Mais Médicos. Reconhecemos a importância do Programa e sabemos o quanto ele contribui para facilitar o acesso da população tanto às consultas médicas, como também aos cuidados ofertados por toda a equipe de Saúde da Família”, destacou a Superintendente de Atenção Primária à Saúde da SES-MG, Ana Paula Medrado de Barcellos.

O Mais Médicos está alinhado à diretriz da Atenção Básica, que é investir prioritariamente na Atenção Primária à Saúde, universalizar a sua cobertura e ampliar a sua resolutividade, a qualidade do cuidado e a promoção da saúde.

"Estudos acadêmicos e do próprio Ministério da Saúde apontam que o programa, de fato, melhorou o acesso da população ao cuidado médico e à toda atenção ofertada pela equipe de Atenção Básica. Prova disso é que cerca de 80% dos problemas de saúde são resolvidos nesses atendimentos”, reforçou Ana Paula Medrado.

Contribuir para o país é um sentimento comum na nova turma de médicos intercambistas do Mais Médicos. Raul Borges se formou em Medicina no início deste ano, na Universidade Internacional Três Fronteiras, no Paraguai, e irá atuar no município de Conceição das Alagoas, na região do Triângulo Mineiro.

“Vejo o programa como uma porta de entrada para os profissionais exercerem a medicina no Brasil”, revelou o médico cooperado.

Minas Gerais conta hoje com cerca de 1.320 médicos cooperados do Programa Mais Médicos, atuando em aproximadamente 500 municípios. Ao todo, são 5.062 equipes de Saúde da Família implantadas no estado, o que representa uma cobertura de 74% do território. Além disso, são 726 Núcleos de Atenção à Saúde da Família (NASF) em 580 municípios e 2.362 Equipes de Saúde Bucal (ESB), com cobertura de 41% do estado.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90