Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/09/2017 às 13h51min - Atualizada em 26/09/2017 às 13h51min

Branco que usava cota para negros vai desistir da vaga

Curso de Medicina da UFMG é considerado um dos melhores do país

FOLHAPRESS | SÃO PAULO

Um dos estudantes brancos que se autodeclararam negros para ingressar no curso de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Vinicius Loures, 23, afirmou que vai encerrar sua matrícula e estudar para passar no vestibular sem a ajuda das cotas.

No domingo (24), a Folha de S. Paulo revelou que dezenas de pessoas ingressaram no curso, que é um dos melhores do país, de forma fraudulenta.

Quando o candidato se autodeclara negro, pardo ou índio no sistema da UFMG, concorre a uma vaga dentro do subgrupo que se colocou [são quatro variações na universidade, todas com exigência de ter estudado em escola pública]. As notas de corte para cotistas chegam a ter 28 pontos a menos no Enem do que na ampla concorrência.

O caso apontado como o mais significativo é de Loures, que tem pele, olhos e cabelos muito claros. Ao jornal mineiro "O Tempo", o jovem reconheceu o erro e afirmou que não pensou no momento da inscrição. "Vou me 'desmatricular' já, estudar e tentar passar de novo, sem fraudar o sistema, que é legítimo. Apesar de ter feito isso, eu não concordo com fraudes nas cotas, nem acho que as cotas não sejam importantes", afirmou.

Loures afirmou ainda que vai torcer para que sua vaga "vá para uma pessoa negra" e para que as denúncias sejam um marco na história da UFMG, que, segundo ele, é formada majoritariamente por alunos brancos. "Tomara que mude o sistema, não seja só autodeclaração, que vai para o lado ético", disse.

A universidade informou que vai aperfeiçoar o sistema de cotas e investiga denúncias que foram oficializadas para que estudantes como Loures tenham suas matrículas encerradas. Procurado pela reportagem, Loures não quis se manifestar.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90