Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/09/2017 às 16h41min - Atualizada em 06/09/2017 às 16h41min

MG cria Companhia contra violência doméstica

DA REDAÇÃO
1ª Cia de Prevenção da PM foi criada em cerimônia nesta semana / Foto: Manoel Marques/Imprensa MG

 

O governador Fernando Pimentel autorizou nesta semana a criação da 1ª Companhia de Prevenção à Violência Doméstica contra as Mulheres, em Belo Horizonte. Minas Gerais é o segundo estado a implementar uma unidade específica para esse tipo de ocorrência.

O anúncio foi feito durante a abertura do 1º Seminário Estadual de Prevenção à Violência Doméstica contra as Mulheres, promovido pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A instalação da Companhia tem como objetivos potencializar a prevenção à violência doméstica na capital, aumentar a sensação de segurança por parte das vítimas e consolidar mecanismos de controle e gestão social, a partir do fortalecimento das redes e da integração dos diversos órgãos de segurança pública do Estado, expandindo e modernizando a atuação comunitária, preventiva e de preservação da ordem pública por parte da PMMG.

“Esse pioneirismo, essa modernidade da nossa Polícia Militar, das nossas forças de segurança, do Ministério Público Estadual, do Tribunal de Justiça, que são nossos parceiros permanentes, tem produzindo em Minas Gerais um ambiente de segurança muito superior ao que nós assistimos com grande tristeza nos estados vizinhos”, afirmou o governador.

 

PATRULHAS

A criação da unidade reforça a política de prevenção adotada pelo Governo de Minas Gerais, por meio da PM, que já atua com a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD). O serviço é voltado para o acompanhamento sistemático da violência doméstica e familiar contra a mulher, prestando serviço de proteção à vítima real ou potencial, com a missão de desestimular ações criminosas no ambiente domiciliar.

Em 2015, a Polícia Militar regulamentou a atuação da PPVD, criada em 2010. As patrulhas estão presentes em 23 municípios mineiros e, somente neste ano, já realizaram cerca de 6,9 mil visitas, acompanhamento de cerca de 2,1 mil casos com Medidas Protetivas de Urgência (MPU), 472 eventos e a prisão de 37 pessoas em decorrência do descumprimento dessas medidas.

Em entrevista à imprensa, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Helbert Figueiró de Lourdes, afirmou que a unificação da ação policial irá trazer maior capacidade de resposta e eficiência no trabalho.

“A unificação desse recurso humano em uma única companhia vinculada ao Comando de Policiamento da Capital tem por objetivo trazer eficiência ao trabalho. Ela vai decorrer da articulação unificada que vai possibilitar uma articulação mais qualificada com os demais órgãos que cuidam dessa temática: Poder Judiciário, Ministério Público, Delegacia de Mulheres”, disse.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90