Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/08/2017 às 18h18min - Atualizada em 29/08/2017 às 18h18min

Ferub apresenta sistema de aquaponia

Equipamento mistura produção de peixes com cultivo de hidroponia e custa R$ 1.200 para ser instalado

DA REDAÇÃO
Sistema ficará exposto na sede da autarquia para visitação de produtores rurais / Foto: Divulgação

 

A Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub) apresentou oficialmente, na manhã de hoje, uma tecnologia que permite o uso inteligente e sustentável da água para a criação de peixes e, ao mesmo tempo, cultivo de hortaliças. O sistema de aquaponia familiar foi montado na sede da unidade e ficará aberto para visitação de produtores rurais e demais cidadãos interessados em implementar a ferramenta.

O equipamento de aquaponia é um sistema que mistura da aquicultura (produção de peixes) com a hidroponia (cultivo de plantas com água e sem solo). Na prática, é uma ferramenta autossustentável que permite a utilização dos resíduos da criação de peixes para o cultivo da horta. Toda a água utilizada é constantemente reaproveitada, em um processo de circulação que a torna limpa e em condições de reuso no mesmo ambiente.

O sistema funciona da seguinte forma: os peixes são criados em uma caixa d’água. A água suja com dejetos passa pelo decantador e flui para outro compartimento, onde há uma bomba d’água, argila expandida e micro-organismos que agem sobre os resíduos. Depois, esse líquido é bombeado para as câmaras e tubos de cultivo. Ao final, a água retorna limpa e apropriada à caixa dos peixes.

O diretor da Ferub, Carlos Nazareno, destacou que a ferramenta é útil não só para profissionais, mas para todos aqueles que possuem o hábito de produzir seu próprio alimento. “Oportunizar o acesso a esse tipo de tecnologia vai ao encontro à função social da Prefeitura, que é apresentar à população algo que ela poderá dispor para melhorar o que produz, de modo sustentável e econômico”, explicou.

O custo médio para a montagem da estrutura é de R$ 1.200, podendo variar de acordo com a quantidade da produção. A intenção da Ferub é promover um curso básico gratuito de quatro horas para ensinar a montagem do sistema aos produtores interessados. O sistema seguirá instalado na sede da autarquia (rua Sudepete, 1410) e está aberto à visitação de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90