Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/08/2017 às 05h45min - Atualizada em 30/08/2017 às 05h45min

Entrega de comenda terá pré-candidato ao governo

Vice-governador Antônio Andrade também será homenageado hoje à noite

WALACE TORRES | EDITOR

A tradicional solenidade de entrega da Comenda Augusto César, pela Câmara Municipal de Uberlândia, nesta quarta-feira, terá a presença de um pré-candidato ao Governo de Minas nas eleições do próximo ano, além do atual vice-governador Antônio Andrade (PMDB). O ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais Dinis Pinheiro (PP) será um dos 30 homenageados da edição deste ano. Dinis, que foi o indicado pelo vereador Juliano Modesto (SD) para receber a maior honraria do Município, passa o dia em Uberlândia em compromissos com políticos da cidade e concede entrevistas à mídia local.

O ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB), que não está entre os homenageados, também foi convidado a participar, mas, ontem à tarde, sua assessoria informou que a visita a Uberlândia foi adiada para setembro. Ele também teria compromissos políticos na cidade. Tanto Dinis quanto Lacerda estão percorrendo todas as regiões de Minas Gerais em busca de apoios e também reconhecimento – os dois têm base eleitoral na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na eleição de 2014, Dinis Pinheiro foi candidato a vice-governador na chapa liderada por Pimenta da Veiga (PSDB). Marco Lacerda governou a capital mineira por dois mandatos consecutivos, de 2009 a 2016. Os dois devem ser os principais nomes da oposição no próximo ano na provável disputa contra o atual governador Fernando Pimentel (PT).

A entrega da comenda será no plenário da Câmara Municipal, às 19h, e faz parte da programação de aniversário dos 129 anos de Uberlândia.

Cada vereador tem direito a indicar um homenageado, com exceção do presidente da Câmara e do prefeito, que podem fazer duas indicações cada. A Comenda Augusto César é considerada a maior honraria dada pelo município aos cidadãos ou entidades que se destacaram pela contribuição no desenvolvimento de Uberlândia. Nos últimos anos, no entanto, tem sido comum as indicações de políticos que se preparam para disputar cargos em âmbito estadual e nacional. Em 2010, por exemplo, a lista dos homenageados tinha Hélio Costa (candidato a governador), Patrus Ananias (candidato a vice-governador), Alberto Pinto Coelho (candidato a vice-governador) e Itamar Franco (candidato a senador).

Na edição deste ano também foram contemplados outros segmentos, como empresarial, social, ruralista, acadêmico e o esportivo, que terá como homenageado o ex-campeão mundial de futsal Dovenir Domingues Neto.

 

HISTÓRIA

Esta é 45ª solenidade de entrega da Comenda, que foi criada em 1972 pelo então vereador Dorivaldo Alves Nascimento. Tradicionalmente, a entrega da Comenda Augusto César é realizada na véspera do aniversário de Uberlândia, celebrado no dia 31 de agosto.

Augusto César foi magistrado durante 35 anos, vereador, deputado provincial, presidente e agente executivo da primeira Câmara de São Pedro do Uberabinha. Seu nome é apontado como um dos principais responsáveis pela emancipação de Uberlândia do município de Uberaba, que ocorreu em 1888.

 

CONFIRA RELAÇÃO DOS HOMENAGEADOS

-  Adeílson Barbosa Soares (Alexandre Nogueira – Pres. da Câmara)

-  Ana Márcia dos Santos Mello (Marcio Nobre)

-  Andrea Lúcia Correa Bouças (Ronaldo Alves)

-  Antônio Eustáquio Andrade Ferreira (Ceará)

-  Antônio Genaro de Oliveira (Pastor Átila Carvalho)

-  Breno Lintz (Pâmela Volp)

-  Cap. PM. Thiago Andrade Lana (Dra. Flávia Carvalho)

-  Celso Pinto Pires (Ricardo Santos)

-  Cel Marcus Vinícius Gomes (Prefeito Odelmo Leão)

-  Daniel Ricardo Davi Sousa (Vico)

-  Dinis Pinheiro (Juliano Modesto)

-  Dovenir Domigues Neto (Dra. Jussara)

-  Edelweiss Teixeira Jr. (Wender Marques)

-  Gustavo Galassi Gargalhone (Prefeito Odelmo Leão)

-  Gustavo Henrique Ferraz Silva Lopes (Doca Mastroiano)

-  João Paulo Naves Camargo (Roger Dantas)

-  Jovino Mustafá Cheik (Wilson Pinheiro)

-  Leandro Machado de Araújo (Michele Bretas)

-  Lourisvaldo Lourenço de Carvalho (Antônio Carrijo)

-  Marcel Lopes Machado (Felipe Felps)

-  Mário Faria de Carvalho (Vilmar Resende)

-  Marlene Salgado de Oliveira (Thiago Fernandes)

-  Marquinho do Mega Box (Silésio Miranda)

-  Murilo Marques Veríssimo (Rodi Borges)

-  Olgálvaro Nominato Bastos (Isac Cruz)

-  Ophélia Pereira Garcia (Alexandre Nogueira)

-  Osvaldo Ramiro Gomes (Paulo César)

-  Projeto Pólen da Unitri (Ismar Prado)

-  Softbox Sistemas e Tecnologia (Adriano Zago)

-  Walter Jones Rodrigues Ferreira (Hélio Ferraz Baiano)

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90