Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/08/2017 às 17h32min - Atualizada em 29/08/2017 às 17h32min

Cemig inicia novo mutirão de inspeções 'antigatos'

Agentes também realizarão cortes de energia por inadimplência

DA REDAÇÃO
Ações da Cemig continuam nos próximos dias e vão focar em 60 postos de combustível / Foto: José Cruz/Agência Brasil

 

A Cemig iniciou hoje em Uberlândia um novo mutirão de inspeções e cortes com o objetivo de identificar e corrigir ligações de energia com possíveis irregularidades, os populares “gatos”, além de executar cortes no fornecimento de energia em função de inadimplência. Desta vez, os alvos foram postos de combustíveis da cidade.

A ação tem continuidade nos próximos dias e deve alcançar 60 estabelecimentos. Durante as inspeções, os equipamentos suspeitos de irregularidades são retirados e levados para perícia técnica no laboratório da Empresa. Também são realizados cortes de energia devido ao atraso no pagamento das faturas.

Segundo o gerente de Gestão e Controle da Medição, das Perdas Comerciais e da Adimplência da Distribuição da Cemig, Marco Antônio de Almeida, a concessionária tem um prejuízo anual de R$ 300 milhões com ligações irregulares e clandestinas.

“Além de preservar a segurança da população e coibir esse tipo de crime, a diminuição das perdas decorrentes das ligações irregulares reflete diretamente na tarifa de energia, pois a energia furtada é considerada na composição da tarifa”, afirma.

Ainda de acordo com o gerente da Cemig, a tarifa dos consumidores mineiros poderia ser até 5% menor se não houvesse ligações irregulares e clandestinas. “O prejuízo é rateado entre a Cemig e os consumidores adimplentes, encarecendo a tarifa para aqueles que usam a energia de maneira honesta”, esclarece.

Conforme Marco Antônio de Almeida, se forem confirmadas as irregularidades, os infratores podem responder criminalmente, já que a intervenção é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e prevê multas e pena de um a oito anos de reclusão, além da obrigação de ressarcimento de toda a energia furtada e não faturada em até 36 meses, de forma retroativa.

“Além da sobrecarga na rede elétrica, as ligações irregulares podem causar graves acidentes, danos aos equipamentos elétricos e queda na qualidade da energia, devido às constantes interrupções no sistema elétrico provocadas pela sobrecarga gerada pelo consumo irregular. Vale lembrar, ainda, que várias ocorrências de rompimento de fios e queima de transformadores são registradas devido a essa prática criminosa”, afirmou Marco Antônio.

 

CIM

Outra ação adotada pela Companhia diz respeito à utilização de softwares de inteligência para seleção de alvos e o monitoramento à distância do consumo de grandes clientes. Por meio do Centro Integrado de Medição (CIM), é possível identificar instantaneamente qualquer anomalia no padrão de consumo de energia desses grandes clientes – aproximadamente 13 mil, que representam cerca de 45% do faturamento da Cemig – e enviar equipes de campo para regularização das fraudes.

Com investimentos de cerca de R$ 12 milhões, o CIM conta com uma sala de operação projetada para funcionar com 26 postos de trabalho, sendo 12 destinados às atividades de monitoramento dos sistemas de medição e nove para seleção de alvos de inspeção.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90