Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/08/2017 às 18h05min - Atualizada em 25/08/2017 às 18h05min

Uberlândia tem redução de incêndios florestais

Segundo Corpo de Bombeiros, foram 257 registros até julho deste ano

DA REDAÇÃO
Incêndio de grandes proporções atingiu o Parque Estadual do Pau Furado em julho / Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

 

Dados mais recentes do Corpo de Bombeiros apontam que Uberlândia registrou, até o fim de julho deste ano, 257 incêndios florestais, que incluem áreas como terrenos urbanos particulares, espaços de produção agrícola e até locais de reflorestamento. Desses, 128 focos aconteceram em área urbana. O número apresentou redução em relação ao mesmo período de 2016, quando os militares precisaram combater 314 ocorrências.  Na oportunidade, 143 chamados foram atendidos em áreas urbanas.

A coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Prefeitura de Uberlândia, Lorena Crepaldi, explica que a redução está ligada diretamente ao trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico desde janeiro. 

O órgão tem planejado ações em parceria com os órgãos competentes, no intuito de aprimorar prevenir, orientar e fiscalizar.

“Estamos trabalhando com abordagens práticas e diretas para promover a conscientização de toda a população. Conseguimos êxito e vamos continuar aprimorando ainda mais trabalhos e parcerias para fazer com que os resultados sejam melhores”, explicou.

O último registro de incêndio de grandes proporções em áreas florestais em Uberlândia ocorreu no dia 29 de julho, quando foram queimados cerca de 300 hectares do Parque Estadual do Pau Furado.

 

EDUCAÇÃO

No dia que Uberlândia completa 129 anos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento urbanístico realizará, em um dos cartões postais da cidade, uma ação de conscientização sobre os malefícios provocados pelas queimadas.

Das 10 às 16h do próximo dia 31, agentes do Núcleo de Educação Ambiental do município desenvolverão atividades educativas na praça Tubal Vilela, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar de Meio Ambiente e Instituto Estadual de Floresta (IEF).

Serão montados estandes onde as diferentes instituições mostrarão as consequências devastadoras dos incêndios para a fauna, flora e saúde pública. O trabalho contemplará uma série de explicações à população sobre a importância de colaborar com o meio ambiente. No local, agentes do município darão detalhes do trabalho de educação ambiental e de fiscalização realizado pela Prefeitura. A Polícia Militar de Meio Ambiente complementará as informações trazendo, entre outros aspectos, as leis que regulamentam as queimadas no Brasil.

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) mostrará, na prática, as perdas provocadas pelo fogo em uma vegetação. Na oportunidade, será exibido um vídeo que mostra a devastação de centenas de hectares do Parque Estadual do Pau Furado durante o último incêndio.

Já o Corpo de Bombeiros fará uma exposição com alguns de seus materiais usados no combate ao fogo. Os militares também darão dicas à população sobre a melhor forma de evitar focos de incêndio e quais as melhores alternativas para um eventual e necessário combate das labaredas.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90