26/07/2017 às 05h40min - Atualizada em 26/07/2017 às 05h40min

Atualização do Mapa Oficial de Minas é publicada

DA REDAÇÃO
Mapa pode ser acessado sem necessidade de instalação de programas de cartografia / Foto: Reprodução

 

A Fundação João Pinheiro (FJP) publicou, nesta semana, a edição atualizada do Mapa Oficial da Divisão Municipal de Minas Gerais. O documento, que pode ser acessado na página da instituição, apresenta a representação cartográfica das divisas dos 853 municípios e a principal hidrografia do Estado em formato PDF para consulta ou impressão até o tamanho A0 (84,1 x 118,9 cm).

Nesse formato, o mapa oficial pode ser aberto em qualquer computador, não demandando a instalação de programas dedicados, necessários para abrir arquivos cartográficos digitais.

“A Fundação João Pinheiro já desenvolve uma série de sistemas de informação online e Geoplataformas que possibilitam consultas detalhadas sobre o território de Minas Gerais, mas um mapa que pode ser impresso e colocado nas paredes de prefeituras e empresas é importante e útil para toda a sociedade”, afirma o vice-presidente da instituição, também responsável pela Diretoria de Informação Territorial e Geoplataformas (Diteg), Daniel Lisbeni.

Segundo a pesquisadora da FJP responsável pela edição do mapa oficial, Aliane Baeta, há uma quantidade considerável de mapas não oficiais disponíveis na internet e existem diversas discrepâncias de informações que podem comprometer os resultados das consultas realizadas nessas bases.

 “A disponibilização do Mapa Oficial da Divisão Municipal de Minas Gerais para consulta e impressão tem muita importância para a sociedade, pois, nesta era digital, há uma grande multiplicidade de bases cartográficas e mapas disponíveis na Internet”, pondera. “Este mapa é o oficial, com a chancela do Estado, regido por lei”, completa.

Com a transferência de parte das atribuições do Instituto de Geoinformação e Tecnologia (Igtec), extinto no 2º semestre de 2016 durante a reforma administrativa do Estado, a Fundação João Pinheiro passou a responder oficialmente pelas atividades de demarcação das divisas municipais e distritais de Minas Gerais. Desde então, cabe à instituição interpretar, demarcar e manter a base cartográfica oficial dessa divisão territorial mineira.

O mapa pode ser acessado no endereço eletrônico.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »