Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/06/2017 às 05h40min - Atualizada em 28/06/2017 às 05h40min

Cartório Eleitoral amplia posições de atendimento

Por dia são atendidas, em média, mil pessoas; é necessário agendar

DA REDAÇÃO
Cartório Eleitoral faz o atendimento mediante agendamento por telefone ou site / Foto: Walace Torres/Arquivo

 

Desde ontem, o Cartório Eleitoral em Uberlândia conta com 10 guichês a mais – 45 no total - para atender aos eleitores que ainda não fizeram o recadastramento biométrico. Até agora, 170.691 eleitores já renovaram o título pela biometria, o que representa 35,35% do eleitorado uberlandense. A média na Central de Atendimento é superior a mil pessoas por dia. O atendimento é feito mediante agendamento por telefone (148) ou site.

Para o mês de julho o agendamento já está disponível. O cartório fica na avenida Vasconcelos Costa, 1.646, bairro Osvaldo Rezende. O horário de atendimento é de 10h às 18h.

O atendimento biométrico aos eleitores também foi ampliado em Uberaba, outro município onde o recadastramento biométrico é obrigatório e quem não comparecer terá o título cancelado.  Em Uberaba, a Justiça Eleitoral instalou mais 13 guichês, totalizando 33 posições de atendimento. Dos 227.989 eleitores de Uberaba, 65.365 (28,67%) já estão cadastrados por meio da biometria.

Os dois municípios do Triângulo passam por revisão biométrica – assim como Betim e Contagem. Por isso, esses eleitores são obrigados a fazer o recadastramento biométrico até 9 de fevereiro de 2018.

Além da biometria, os eleitores podem resolver outras demandas, como inscrição, transferência, revisão de dados, regularização de cadastro e emissão de certidões. O objetivo do recadastramento biométrico é tornar a identificação do eleitor ainda mais segura, eliminando-se o risco de alguém votar por outro, mesmo que de modo involuntário.

 

DOCUMENTAÇÃO

Para fazer a biometria, o eleitor deve levar documento oficial, comprovante de endereço recente e o título (se tiver). Os eleitores só podem se recadastrar nas cidades onde votam ou para onde pretendem transferir seu título. Ou seja, o eleitor de Uberaba não pode se recadastrar em Uberlândia, por exemplo.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90