Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/06/2017 às 05h04min - Atualizada em 27/06/2017 às 05h04min

Minas Gerais recebe 54 médicos cubanos

DA REDAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde vai receber mais três médicos cubanos que irão recompor o programa Mais Médicos em Uberlândia. São duas médicas e um médico que integram uma nova turma de 54 profissionais cubanos que desembarcaram ontem em Belo Horizonte e vão reforçar o quadro de 42 municípios mineiros que solicitaram a manutenção do programa.

"Antes de desembarcar em Belo Horizonte, esses profissionais passaram por um período de acolhimento, em Brasília, e receberam capacitação voltada para o nosso Sistema Único de Saúde. Todos eles são profissionais com formação em medicina preventiva e estão prontos para atuar nas Unidades Básicas", afirmou a superintendente de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Ana Paula Medrado.

A previsão é que outros 22 profissionais desembarquem nos aeroportos mais próximos ao municípios onde atuarão, na quarta-feira, totalizando 76 médicos.

Atualmente, Uberlândia conta com 20 médicos do Programa Mais Médico, do Governo Federal. Destes, 10 profissionais são brasileiros (sete com CRM do Brasil e três intercambistas – brasileiros formados no exterior) e outros 10 são cubanos.

A atuação de mais três médicos do programa em Uberlândia havia sido firmada entre a gestão passada e o Ministério da Saúde.  Os novos profissionais irão prestar atendimento na atenção primária, que é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Programa Mais Médicos foi criado em 2013 com o objetivo de amenizar o problema da escassez de médicos e possibilitar um melhor desenvolvimento da Atenção Básica no país. 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90