Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/06/2017 às 05h57min - Atualizada em 20/06/2017 às 05h57min

Polícia investiga vazamento de resíduos no Rio Uberabinha

VINÍCIUS ROMARIO | REPÓRTER
Polícia aguarda resultado de testes em água para definir sobre multa / Foto: Divulgação

 

Resíduos sólidos da BRF vazaram para o Rio Uberabinha após falha em um equipamento da estação de tratamento de esgoto da empresa. De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente, a denúncia chegou até a Secretaria Municipal de Meio Ambiente na última sexta-feira (14) e o problema foi solucionado.

Segundo o sargento Eduardo Venâncio, após a denúncia, fiscais, militares e a Polícia Civil estiveram no local e confirmaram o vazamento de material conhecido como lodo biológico.

“Existe um tanque que separa a água desse lodo, deixando o lodo no fundo e jogando no rio apenas a água, mas houve alguma falha e uma quantidade pequena desse material também foi jogado no rio”, afirmou Venâncio.

A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar as causas dessa falha e o resultado deve ser divulgado nos próximos dias. O sargento Eduardo disse que ainda não é possível saber se a empresa será multada pelo caso. “Depende do resultado do inquérito e dos testes que estão sendo feitos para saber se houve ou não poluição no rio”, ressaltou Venâncio.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da BRF afirmou que “o incidente foi prontamente controlado pela equipe responsável, com o devido acompanhamento das autoridades ambientais do município”.

A nota afirma ainda que “a BRF esclarece que o volume transbordado era composto de água e lodo orgânico, material livre de substâncias químicas e que, portanto, não oferece maiores riscos ao meio ambiente”.

O comunicado diz que “a BRF está investigando as causas do incidente e vem colaborando com as autoridades para o esclarecimento do fato e a mitigação de eventuais impactos à fauna e à flora locais”.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90