Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/05/2017 às 05h18min - Atualizada em 25/05/2017 às 05h18min

Balanço aponta queda do número de roubos em Minas

Esta é a primeira redução deste tipo de crime nos últimos seis anos

AGÊNCIA MINAS | BELO HORIZONTE
Governo indica resultado ao aumento do contingente policial no estado / Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

As estatísticas de roubo em Minas Gerais e em Belo Horizonte apresentaram queda pela primeira vez em seis anos, de acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) nesta semana. Na comparação do período de janeiro a abril de 2016 com 2017, a redução é de 4,6% no estado e de 13,8% na capital. Os dados mostram, por exemplo, a diminuição de 2.055 ocorrências deste tipo de crime em Minas, em quatro meses.

Outros crimes contra o patrimônio, como furto e extorsão mediante sequestro, também apresentam queda, com destaque para a diminuição na casa dos 47% da extorsão mediante sequestro no estado no período janeiro a abril deste ano. A reversão na curva dos índices de roubo em Minas começou a acontecer em fevereiro de 2016, com a diminuição dos índices de crescimento, e foi modificada neste ano. Avaliando a variação alcançada na comparação dos roubos de abril do ano passado com este ano, de 15,7%, chega-se ao melhor percentual dos últimos 64 meses.

Dos 12 crimes violentos acompanhados mensalmente pela Sesp, por meio do Observatório de Segurança Pública Cidadã, há redução em 11 deles no estado, como o homicídio consumado e tentado, lesão corporal, sequestro e cárcere privado, entre outros. Apenas o estupro consumado de vulnerável apresenta aumento no período avaliado.

Na capital, há queda em nove dos 12 crimes monitorados, com destaque para a redução de 44,4% dos registros de extorsão mediante sequestro, 37% dos sequestros e cárceres privados, 24,8% dos registros de homicídio tentado e 22,75% das vítimas de homicídio consumado. Crescem estupro de vulnerável consumado, como no estado, estupro de vulnerável tentado e lesão corporal.

De acordo com o governo estadual, nos últimos meses mais de 2,8 mil policiais militares e um mil novos investigadores da Polícia Civil foram incorporados.

HOMICÍDIO E ESTUPRO

Importante indicador da violência, o número de vítimas de homicídio também está em queda de 4,3% no estado e 22,8% em Belo Horizonte. Pelo interior, 73% dos municípios mineiros também não tiveram registro deste tipo de crime, mantiveram ou reduziram seus índices.

Já sobre o aumento dos estupros de vulneráveis, único tipo penal em aumento no estado neste quadrimestre, o superintendente de Investigação e Polícia Judiciária da Polícia Civil, delegado geral Márcio Lobato Rodrigues, afirma que este crime tem espectro amplo, por contemplar desde uma situação ocorrida com uma criança ou pessoas com problemas psiquiátricos, até alguém que tenha ingerido bebida alcóolica ou drogas, por vontade própria ou inadvertidamente.

“Acreditamos ser um crescimento sazonal. Ao mesmo tempo, avaliamos que pessoas estão mais esclarecidas de seus direitos e, assim, buscam mais as polícias para relatarem situações como estas. Portanto, há a possibilidade de anteriormente haver subnotificação de casos”, disse.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90