Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/04/2017 às 08h40min - Atualizada em 03/04/2017 às 08h40min

Chocolate gourmet ganha espaço entre consumidores

PRODUTO PERSONALIZADO É ELABORADO ATRAVÉS DE ESTUDOS E COMBINAÇÕES DE SABORES E INGREDIENTES

Letícia Petruccelli
Ana Angélica fazia ovos para familiares e hoje tem no produto sua principal fonte de renda

A duas semanas para a Páscoa, muitas pessoas já decidiram o que vão comprar, seja para o consumo próprio ou para presentear. Além dos tradicionais ovos de chocolate, o que tem agradado cada vez mais quem tem paladar exigente são os produtos gourmet e os ovos de colher. Esse é o caso do estudante Luiz Olimpio. “Eu fiz a minha encomenda já tem um tempinho. Decidi pedir um ovo de colher gourmet. É o terceiro ano que compro ovo artesanal. Só de comer um ovo de Páscoa de colher é incrível, pois o sabor é especial”, conta Luiz.

Sempre que alguém fala em gourmet refere-se a produtos de alta qualidade, elaborados através de estudos e combinações de sabores e ingredientes.  “Quando alguém usa o termo gourmet, na realidade está falando de produto refinado. O chocolate deste tipo é puro e nós o chamamos de chocolate de origem. Pois não possui mistura de gordura hidrogenada, é apenas a manteiga do cacau”, relata a empresaria e especialista em chocolate Cecília Markiewicz. Além disso, o chocolate puro tem um sabor diferenciado. “O chocolate puro derrete na boca, não tem sabor de gordura. É difícil de explicar como ele é, pois o gosto é excepcional, vale a pena fazer a troca”, conta a empresária Ana Angélica, que é doceira há mais de 12 anos.  

Os ovos de colher são recheados de diversas formas e podem ser chamados até de uma trufa ou bombom gigante, mas o que chama a atenção neste produto é a personalização. “Com o ovo de colher o cliente pode fazer combinações de recheios e sabores da casca do ovo. Além disso, recebemos pedidos para escrever ‘eu te amo’, ou o nome de alguém. Este ano, uma família fez encomenda de um ovo enorme e pediu para colocarmos alguns brinquedos dentro. Eles que trouxeram os brinquedos. Disseram que era uma surpresa. Não tem como alguém fazer isso nos ovos encontrados nos supermercados”, relata Ana.

O estudante Luiz Olimpio prefere os chocolates puros e diz que não se importa de pagar um pouco mais caro. “A diferença de preço não é muito grande, alguns mais sofisticados são mais caros. Mas o sabor desse chocolate é deslumbrante. É uma experiência comer cada pedacinho do ovo, seja de colher ou tradicional. Mas tem que ser puro”, conta.

Não é qualquer pessoa que consegue trabalhar com o chocolate de origem, pois ele precisa ser utilizado com a técnica de temperagem, também conhecida como choque térmico. “Lidar com esse chocolate dá mais trabalho do que com o industrial, mas vale a pena. O meu público prefere esse chocolate”, relata Ana, acrescentando que o chocolate puro tende a ser mais saudável que o industrializado. “O chocolate puro tem que ter no mínimo 25% de cacau. O tempo da produção para o consumo é menor, o cliente encomenda o ovo, pega com a gente e come no dia seguinte. O industrializado é feito com semanas e até meses de antecedência e para isso é preciso colocar mais conservantes. Algo que não utilizamos na nossa produção”, diz.

 

Fazer os ovos em casa ou para vender gera renda extra e economia

 

Num ano em que boa parte dos brasileiros teve que reduzir os gastos por causa da diminuição da renda e o aumento dos bens de consumo, uma das alternativas foi aproveitar épocas como a Páscoa para ganhar uma renda extra. Aingrid Silva é universitária, estuda o dia inteiro e durante o ano letivo vende bombons. “Aproveito a época da Páscoa para produzir ovos de colher. Esse dinheiro me ajuda bastante e as pessoas amam os chocolates. Geralmente eu consigo tirar em torno de dois a três mil reais só com os ovos”, conta Aingrid, que utiliza na produção a mistura de chocolate puro e industrializado. “Como eu não sei fazer a temperagem do chocolate puro, eu misturo com o industrializado para acertar o ponto. Essa técnica tem sido bastante utilizada por ser mais fácil e não perder o sabor do chocolate puro”, diz a estudante de Fisioterapia.

Já a cabeleireira Gabriela Cattapretta diz que vai fazer os chocolates em casa para a família e assim poder economizar sem deixar a Páscoa passar em branco. “Ano passado nós fizemos coelhinho de chocolate e todo mundo gostou. Fazer tudo em casa compensa, pois, com o valor de um ovo bom nós compramos de duas a três barras de chocolate de 1 Kg”, relata Gabriela.

Existem profissionais que começaram a mexer com chocolate apenas para ganhar uma renda extra, e depois perceberam que poderia ser a fonte principal. Esse é o caso da empresária e especialista em chocolate Ana Angélica. Ela conta que começou a trabalhar com doces há 12 anos, quando atuava na área de marketing. “Eu comecei a vender chocolates na Páscoa só para amigos e familiares mesmo. Mas me apaixonei pelo chocolate, vi que poderia tirar dali o meu sustento e comecei a fazer cursos e me especializar na área”, conta Ana. Hoje, tem uma produção diária de três mil doces, sendo que na Páscoa são fabricados ainda até 50 ovos por dia.

 

(arte)

Confira uma receita  caseira de ovo de Páscoa:

Ingredientes

500g de chocolate ao leite ou meio amargo fracionado

1 forma para ovo de chocolate de 1 kg, ou duas de 500g

 

Modo de preparo

Preparo: 30minutos

Tempo adicional: 40 minutos na geladeira

Quebre o chocolate em pedaços pequenos e transfira para uma panela, derreta o chocolate em banho-maria, em fogo baixo, mexendo sempre.

Com a espátula, faça movimentos circulares no chocolate derretido para que ele esfrie. Use um pincel de cozinha ou uma espátula de silicone para forrar a parte interna de uma das formas com chocolate. Leve à geladeira por 10 minutos. Retire e repita mais uma camada de chocolate por cima. Deixe esfriar na geladeira novamente por 10 minutos, retire e faça outra camada por cima. Desta vez, deixe a forma na geladeira por 15 minutos até o chocolate ficar bem firme. Repita este processo com a outra metade da forma. Retire as duas formas da geladeira e, com uma faquinha afiada, apare o excesso de chocolate das bordas das formas.

Desenforme os ovos de chocolate colocando as formas de cabeça para baixo sobre uma superfície limpa e lisa. Faça uma leve pressão com as mãos na parte superior da forma até o chocolate sair todo sozinho. Apare as bordas, se necessário, para que as duas metades possam se fechar para formar um ovo. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90