Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/03/2017 às 09h47min - Atualizada em 29/03/2017 às 09h47min

Designers gráficos fazem mostra artística

“Design Gráfico na Parece” revela o artista existente dentro da profissão

LETÍCIA PETRUCCELLI |
Da Redação
Os designers gráficos contam que nunca pensaram em realizar uma exposição.

A arte pode ser expressada em qualquer lugar, por qualquer pessoa. Pintores costumam colocar muito sentimento em cada obra produzida, apenas pela beleza do resultado final. Mas já imaginou transformar a rotina de uma profissão comum em uma exibição cultural? É isso que acontecena Casa da Cultura de Uberlândia na exposição “Design gráfico na Parede”, exposição de obras produzidas por dois designers gráficos, Frederico Oliveira e Matheus Henrique.

A mostra traz 42 trabalhos, 21 de cada designer e estão disponíveis para venda. Todas foram feitas pelo computador usandoprogramas como Photoshop, Corel Draw e Illustrator. “Tem algumas obras mais detalhadas, que começamos a produzir manualmente e depois finalizamos no computador”, conta Matheus Henrique.Os novos artistas nunca haviam feito uma exposição e relatam que é uma experiência única que os ajudou a sair da rotina da profissão. “Esse trabalho nos alimenta de certa forma, paramos e pensamos algo para nós, fomos nossos próprios clientes”, relata Frederico.

Geralmente artistas se preparam durante meses para montar uma boa exposição. Frederico e Matheus tiveram três semanas para c finalizar tudo. “Nunca foi meu objetivo fazer uma exposição, mas um professor viu alguns trabalhos no meu Facebook e me perguntou se eu não tinha interesse em fazer essa exibição. Aceitei e chamei o Frederico para me ajudar, mas tínhamos apenas essa data”, relembra Matheus. Algumas obras foram adaptadas para exposição, outras foram produzidas apenas como arte. “O tempo era curto e aproveitamos alguns trabalhos antigos. Enquanto o Matheus cuidava do marketing e da organização do evento, eu produzia e vice e versa”, diz Frederico.

Segundo os designers, nem todos compreendem exatamente o que eles fazem e falar do trabalho e tentar explicar pode ser chato, nesse ponto, a arte tornou tudo mais fácil. “Quando falo que sou designer poucos entendem o que faço. Mas aqui na abertura (dia 22/03) apareceram tantas pessoas querendo apenas falar de design, ouvir a gente de uma forma diferente. A arte nos proporcionou falar sobre a profissão de forma nova”, afirma Matheus. Ele comentara que nos primeiros dias a exposição atraiu pessoas que não têm costume de frequentar lugares como a Casa da Cultura. “Vieram muitos jovens ver a nossa exposição. Uma funcionária do nos disse que eles não são o tipo de público frequente. Alguns deles nos contaram que nunca haviam entrado na Casa da Cultura”, diz Matheus.

SERVIÇO

O QUE:Exposição “Design Gráfico na Parede”

QUEM: Frederico Oliveira e Matheus Henrique

QUANDO: até 13 de abril, de segunda a sexta-feira das 12h às 18h

ONDE:Casa da Cultura (Praça Coronel Carneiro, 89, Fundinho)

ENTRADA FRANCA

MAIS INFORMAÇÕES: 99201-8172


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90