Funcionários da Autotrans, uma das empresas que operam no transporte público de Uberlândia, interromperam parcialmente as atividades na manhã desta segunda-feira (9). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Uberlândia (Sinttrurb), a concessionária parcelou o pagamento de salários neste mês, o que motivou a paralisação.
O Diário entrou em contato com o presidente do Sinttrutb, Márcio Dúlio de Oliveira, que confirmou que 55% da frota da Autotrans está paralisada nesta segunda. De acordo com ele, o bairro mais afetado com a greve é o São Jorge, além dos terminais Novo Mundo e Santa Luzia.
Dúlio afirmou que a paralisação ocorreu devido ao parcelamento de salários de trabalhadores no mês de março. À reportagem, ele confirmou que assim que os vencimentos forem pagos integralmente, os colaboradores vão retomar totalmente as atividades.
No último sábado (7), a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) já havia anunciado a possibilidade de paralisação por parte de trabalhadores da Autotrans. Na ocasião, a Prefeitura de Uberlândia notificou a concessionária para regularizar imediatamente o pagamento do salário dos motoristas. Pediu ainda que a empresa adote, de forma imediata e definitiva, todas as providências necessárias à regularização das obrigações trabalhistas e à garantia da continuidade, sem qualquer interrupção, do serviço público concedido.
"De acordo com os contratos de concessão, a responsabilidade pelo pagamento de salários, encargos trabalhistas e demais obrigações relacionadas à execução do serviço é exclusiva das concessionárias. O não cumprimento da determinação poderá acarretar na aplicação das sanções contratuais e legais cabíveis, incluindo multas e instauração de processos sancionatórios. A Settran reforça que os repasses da Prefeitura às empresas referentes ao cronograma estabelecido até o momento já foram concretizados e, portanto, não será admissível que descumprimentos de obrigações contratuais sejam repassados aos usuários do transporte público ou aos trabalhadores do sistema. Todas as medidas necessárias para garantir os direitos da prestação adequada do serviço à população serão adotadas", disse a Prefeitura de Uberlândia.
O Diário entrou em contato com a Autotrans, que confirmou que realizou o pagamento dos salários de forma parcelada pontualmente neste mês. Em comunicado, a empresa disse que a medida ocorre em um contexto de forte pressão de custos no setor de transporte coletivo urbano. Ainda segundo a concessionária, nas últimas semanas houve elevação significativa em insumos essenciais à operação, especialmente o óleo diesel, cujo preço sofreu variações relevantes em função da guerra entre EUA, Israel e Irã.
"Esse cenário impacta diretamente a estrutura financeira das empresas de transporte, que operam com custos altamente sensíveis ao preço do combustível e a outros insumos operacionais. Mesmo diante dessas dificuldades conjunturais, a empresa reafirma seu compromisso com o cumprimento integral das obrigações trabalhistas e informa que os pagamentos serão concluídos dentro do cronograma já comunicado aos colaboradores. A empresa também segue mantendo diálogo permanente com seus profissionais, sindicato dos trabalhadores e com as autoridades públicas, com o objetivo de preservar a continuidade do serviço prestado à população e garantir a estabilidade da operação do transporte coletivo no município", afirmou a Autotrans.
APOIO DO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO
O sistema de transporte coletivo de Uberlândia, por meio das empresas que operam e da Ubertrans, manifestou seu apoio à Autotrans diante do cenário de extrema pressão econômica enfrentado pelo setor. Em nota, as empresas afirmam que é importante ressaltar que as dificuldades conjunturais que afetam o transporte público no Brasil são um desafio comum a todas as operadoras, impactadas diretamente pela alta volatilidade dos insumos operacionais, especialmente o óleo diesel, em virtude do atual cenário geopolítico internacional.
"O setor reafirma que a manutenção de um serviço essencial e de qualidade depende de um equilíbrio delicado, cuja solução definitiva exige a participação e o esforço conjunto de todas as partes envolvidas: poder público, empresas e a sociedade em geral. As empresas reiteram o compromisso inabalável com seus colaboradores e com a transparência junto à população, permanecendo em diálogo constante com as autoridades para garantir a estabilidade e a sustentabilidade do transporte coletivo em nosso município, superando este momento de adversidade com responsabilidade e união", disseram as empresas do setor.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
VEJA TAMBÉM:
• Cervejarias de Uberlândia são premiadas em concurso nacional