Uberlândia tem mais de 7 mil estudantes inscritos no Pé-de-Meia em 2025

Programa oferece incentivo financeiro mensal para alunos matriculados no ensino médio e no EJA

Por IGOR MARTINS I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA-
7 Min

Uberlândia tem mais de 7 mil estudantes inscritos no Pé-de-Meia em 2025
Valores oferecidos para estudantes podem chegar a R$ 9,2 mil durante o ensino médio completo I Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Mais de 7 mil estudantes do ensino médio em Uberlândia estão participando do programa Pé-de-Meia em 2025. Implementada pelo Ministério da Educação (MEC) no ano passado, a iniciativa oferece um incentivo financeiro mensal para os alunos como forma de valorização do esforço e de estímulo à continuidade dos estudos.

De acordo com dados do MEC, 5.998 estudantes participaram da iniciativa em 2024, dos quais 5.883 estavam matriculados no ensino médio regular e 115 eram da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste ano, o número total de beneficiários subiu para 7.074, sendo que 6.710 são do ensino médio regular e 364 do EJA. O crescimento da adesão à iniciativa é de 17,9%.

Luan Felipe Andrade, de 17 anos, é um dos alunos contemplados pela iniciativa na cidade. Em conversa com o Diário, o estudante conta que não conhecia o Pé-de-Meia, mas viu divulgações na televisão e soube de conhecidos que optaram pelo programa. O incentivo financeiro, segundo ele, é fundamental para aliviar algumas dificuldades financeiras vivenciadas diariamente.

Atualmente, Luan estuda pela manhã e trabalha como menor aprendiz em uma rede de supermercados em Uberlândia. De acordo com ele, a rotina é puxada, mas ter o estímulo oferecido pelo Pé-de-Meia ajuda a continuar estudando para ter um futuro melhor. Com os depósitos mensais ofertados pelo programa, ele conseguiu comprar materiais escolares e guardar um pouco em caso de necessidade.

"Saber que teria esse incentivo me deu ainda mais vontade de continuar firme. Às vezes, a gente pensa em trabalhar logo para ajudar em casa, mas o programa mostra que dá para estudar e pensar no futuro também, com um apoio real. [O incentivo financeiro] tem ajudado bastante. Saber que recebo um valor por mês me deu mais segurança", disse Luan Felipe.

Ainda de acordo com Luan Felipe Andrade, o programa tem a capacidade de mudar o futuro de muitos jovens no país. Ele acredita que a valorização pelo esforço é um estímulo para muitos jovens que pensam em abandonar a escola e partir para o mercado de trabalho. Atualmente, a mentalidade é de focar nos estudos e pensar no que ele pode se tornar em alguns anos através da educação.

"Quando a gente vê que tem alguém apostando no nosso estudo, isso muda tudo, dá um gás para seguir em frente. Muitos jovens precisam disso para não desistirem. Antes, eu via tudo muito distante, achava que estudar e trabalhar só dava certo para quem tinha apoio em casa. Hoje, vejo que com programas como esse, dá para traçar um caminho e acreditar mais em mim", relatou o estudante.

INCENTIVOS
O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional voltado a estudantes matriculados no ensino médio público beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O programa funciona como uma poupança para promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes nessa etapa de ensino.

Para ter direito à poupança do ensino médio, é preciso atender a alguns critérios. Um deles é ser estudante do ensino médio das redes públicas e ter entre 14 e 24 anos, ou ser estudante da educação de jovens e adultos (EJA) das redes públicas e ter entre 19 e 24 anos.

Também é preciso ser integrante de uma família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que tenha renda, por pessoa, de até meio salário-mínimo. O beneficiário também precisa ter um Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular e ter frequência nas aulas de no mínimo 80% no mês.

Segundo o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica,  Alexsandro do Nascimento Santos, ao comprovar a matrícula e frequência de 80% nas aulas, o estudante do ensino médio recebe o pagamento de incentivos mensais no valor de R$ 200, que podem ser sacados em qualquer momento.

O beneficiário do Pé-de-Meia ainda recebe R$ 1 mil ao final de cada ano concluído, que só podem ser retirados da poupança após a formatura no ensino médio. Considerando as parcelas de incentivo, os depósitos anuais e o adicional de R$ 200 pela participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os valores chegam a R$ 9,2 mil por aluno.

"O Pé-de-Meia é um programa desenhado para ajudar os jovens que estão no ensino médio e no EJA a permanecerem estudando. Uma das principais causas que fazem os jovens a deixarem a escola é a necessidade de trabalhar para sobreviver, é a pobreza, a miséria. A parte mais importante não é o apoio financeiro, mas sim o apoio pedagógico que o aluno recebe para aprender. O objetivo é fazer com que os estudantes aprendam, se desenvolvam e construam suas vidas no mercado de trabalho e no ensino superior. É um investimento para o presente e o futuro do Brasil", afirmou.

EVASÃO ESCOLAR
Ainda segundo Alexsandro, quase 500 mil jovens abandonam o ensino médio anualmente no Brasil. Isso gera custos para a economia brasileira e aumenta ainda mais a desigualdade social no país. Os principais fatores que levam à evasão escolar são a pobreza, problemas de aprendizagem e questões relacionadas ao bullying, racismo e homofobia. No caso de meninas, a gravidez na adolescência também contribui fortemente para o abandono dos estudos.

O profissional do MEC explica que um dos objetivos do Pé-de-Meia é olhar para questões educacionais além das financeiras. Conforme consta nos dados do ministério, o Brasil tem cerca de 6 milhões de jovens nas escolas públicas de ensino médio, dos quais 4 milhões estão inscritos no Pé-de-Meia. Isso significa que mesmo com a melhoria nas condições de vida no país, ainda existem muitas pessoas pobres vivendo no Brasil.

"Para uma família que é muito pobre, manter um menino de 16 ou 17 anos na escola é um custo grande, porque ela está deixando uma força de trabalho que poderia estar trazendo dinheiro, ao invés de estudar. É difícil fazer essa escolha. Quando o jovem recebe esse incentivo financeiro, ele ressignifica a escola na vida dele. Ele passa a olhar para a escola de uma maneira diferente daquela que ele olhava antes. A psicologia nos diz que o jovem precisa de recompensas imediatas", detalhou Alexsandro.

Segundo Alexsandro do Nascimento Santos, a diferença na presença escolar tem sido notada por professores da rede pública de ensino. Muitos alunos inscritos no Pé-de-Meia têm sido mais engajados nas atividades escolares e mais dedicados, sobretudo na preparação para o Enem. Dados preliminares do Ministério da Educação já indicam que a evasão escolar que era de 16% caiu para 10% no ano passado, envolvendo estudantes inscritos no programa.

INCENTIVOS:

Incentivo-Matrícula Por matrícula registrada no início do ano letivo, valor pago uma vez por ano.
Incentivo-Frequência Por frequência mínima escolar de 80% do total de horas letivas, aferida pela média do período letivo transcorrido ou pela frequência mensal do estudante, valor pago em nove parcelas durante o ano.
Incentivo-Enem Por participação comprovada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), valor pago uma única vez ao estudante matriculado na 3ª série da etapa, cujos depósito e saque dependem da obtenção de certificado de conclusão do ensino médio.
Incentivo-Conclusão Por conclusão dos anos letivos do ensino médio com aprovação e participação em avaliações educacionais, cujos depósito e saque dependem da obtenção de certificado de conclusão do ensino médio.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:

Idoso morre dentro de ônibus após sofrer parada cardiorrespiratória em Uberlândia


Tags »
Notícias Relacionadas »