Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/06/2024 às 12h50min - Atualizada em 10/06/2024 às 12h50min

Operação resgata 16 trabalhadores em condições análogas à escravidão no Triângulo Mineiro

Ação realizada pela Polícia Federal e Ministério do Trabalho localizou trabalhadores sem acesso a saúde e dignidade

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Trabalhadores foram aliciados no interior da Bahia para trabalharem em lavouras de café I Foto: PF/Divulgação

Dezesseis trabalhadores que viviam em condições insalubres foram resgatados na última semana, durante uma ação realizada pela Polícia Federal (PF), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O resgate aconteceu nas cidades de Santa Rosa da Serra e Campos Altos, próximas a Araxá.

A operação conjunta de combate ao trabalho análogo de escravo iniciou no dia 3 de junho, após denúncias que apontavam indícios de condições insalubres na cultura do café. Após investigações, foi constatado que os trabalhadores foram aliciados no interior da Bahia, sendo localizados em situação de vulnerabilidade, sem acesso a condições mínimas de segurança, saúde e dignidade.

Durante as operações, foram realizadas inspeções nas propriedades rurais denunciadas, e os responsáveis por tais práticas ilegais foram identificados e podem ser investigados pelos crimes de redução a condição análoga à de escravo, além de outras infrações trabalhistas. Os empregadores serão notificados e investigados pelos atos praticados.  

Ainda na última semana, os 16 trabalhadores receberam cerca de R$ 90 mil em verbas salariais e rescisórias. Os trabalhadores também terão direito a três parcelas de seguro desemprego e tiveram seu retorno aos locais de origem garantido. O Ministério Público do Trabalho ainda está em negociação de indenização por danos morais individuais em favor dos trabalhadores. 


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:

Apostas de Uberlândia levam mais de R$ 67 mil na Mega-Sena


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90