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14/05/2024 às 18h08min - Atualizada em 14/05/2024 às 18h08min

Uberlândia abre 6,7 mil novas empresas no primeiro trimestre do ano

Cidade ocupa segundo lugar no ranking estadual de novos empreendimentos; setor de promoção de vendas lidera a lista de atividades econômicas

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Ao todo, Uberlândia tem 112,9 mil negócios ativos | Foto: Secom/PMU

Nos primeiros três meses deste ano, 6.723 empresas foram abertas em Uberlândia. Segundo dados do Sebrae, a cidade ocupa o segundo lugar no ranking estadual de novos empreendimentos, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, que registrou a abertura de 75 mil empresas durante o período.

 

Ainda de acordo com o levantamento, ao todo, Uberlândia tem 112,9 mil negócios ativos, sendo 99.576 microempresas, 6.104 empresas de pequeno porte e 7.304 de outras atividades. Em todo o ano de 2023, o município teve 23.477 empresas abertas, indicando um aumento de cerca de 4% em relação a 2022, quando 22.497 empreendimentos foram fundados. Os dados indicam ainda que o número de fechamentos em 2023 (13.024) aumentou em comparação ao ano anterior (9.894). 

 

Atualmente, o setor de promoção de vendas lidera a lista de atividades econômicas em Uberlândia, seguido por artigos de vestuário e acessórios, e serviços de beleza como cabeleireiros, manicures e pedicures.

 

Em entrevista ao Diário, a analista do Sebrae, Fabiana Queiroz, projetou que até o fim de 2024, a cidade irá totalizar 24 mil novos negócios. Além disso, a especialista acredita que outros 12 mil podem encerrar as atividades, sendo um quantitativo menor que o registrado em 2023. De janeiro a março deste ano, 3.780 empresas pararam de funcionar. 

 

“Na minha visão pessoal, alguns fatores influenciam na abertura e na baixa de empresas, ligados ao cenário econômico, político e social, ao nível nacional, estadual e municipal. Vejo um cenário promissor, com mais oportunidades de empreender”.

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NOVOS NEGÓCIOS

Annelise Rocha decidiu abrir uma empresa em Uberlândia neste ano. Atualmente, ela é proprietária do espaço Renaissance, que foi inaugurado em abril deste ano. “Eu prestava serviços de estética sozinha um tempo atrás, mas sentia necessidade do crescimento e procurar mais pessoas e parcerias. De 2023 para 2024 surgiram pessoas alinhadas ao meu propósito. Então criamos uma empresa de estética e cuidados integrativa”, detalhou. 

 

A empreendedora explicou que seu negócio envolve atendimentos da beleza, estética, mas também trabalha “a beleza que vem de dentro, a verdadeira beleza”, como define Annelise. “Trabalhamos a questão emocional, resgatar autoestima e autoconfiança. Depois da pandemia da covid-19 percebi que as pessoas ficaram instáveis pelo contexto, então veio essa oportunidade. Muitas mulheres buscavam o espaço para ser acolhida, desabafar, era quase um momento terapêutico”. 

 

A profissional contou que, até agora, o momento mais desafiador foi conseguir reunir uma equipe com a proposta integrativa. “Não foi fácil achar pessoas que estivessem alinhadas para a importância de levar a beleza somada ao lado terapêutico”. 

 

Pensando em crescer a empresa, Annelise espera reunir mais profissionais para ter todas as áreas da estética voltadas para uma linha integrativa e natural. “Nosso espaço fica na rua Polidoro de Freitas Rodrigues, 289, no  Vigilato Pereira. O Instagram é @renassence_estetica e o telefone para contato é (34) 992327048”.

 

Outro empresário que iniciou o próprio negócio há pouco tempo é o dono da cafeteria Trem Bão, Ricardo Vilela Gonçalves. Ele compartilhou que sempre gostou de experimentar e buscar por cafés e, após entrar em contato com um sócio, decidiram abrir o estabelecimento, que tem sua matriz na cidade de Paracatu, e uma filial em Uberlândia, na praça Cícero Macedo, 36, bairro Fundinho.

 

“O segmento de comida é privilegiado porque ninguém deixa de comer. Estou em um bairro nobre que considero o coração de Uberlândia, o Fundinho. Consigo receber pessoas para reuniões de amigos, família, negócios, e todo mundo gosta do café da manhã ou da tarde. A gente supre uma necessidade do dia a dia”, disse.

 

PLANEJAMENTO 

Ainda de acordo com a analista do Sebrae, Fabiana Queiroz, o melhor caminho para aqueles que desejam empreender com efetividade é planejamento com base em dados, pesquisas e levantamento de informação. Com isso é possível ampliar a chance de sucesso dos novos empreendimentos. 

 

“O primeiro passo que sugerimos ao empreendedor é abrir o empreendimento de forma planejada. Antes de abrir um CNPJ, ele deve buscar informações do setor que vai atuar, sobre os fornecedores de matéria-prima e insumos, estudar o perfil do cliente e seu comportamento de consumo, e entender os concorrentes”, sugeriu.

 

Fabiana também ressaltou a importância do planejamento financeiro, visando aguardar o ponto de equilíbrio, quando de fato é possível gerar caixa sem necessitar de aportes ou capital de giro. “Muitas vezes o empreendedor não faz o cálculo do payback - quando o empreendimento se paga - e necessita de capital e não consegue manter o negócio, mesmo no início”. 

 

A especialista orientou que não é indicado iniciar um empreendimento usando crédito bancário, como financiamentos. “Não indicamos, uma vez que o empreendedor está em fase inicial. Os bancos não dispõem de taxas de juros interessantes e viáveis para se iniciar um empreendimento financiado, somente a partir do segundo ano, que tem opções melhores para investimento e capital de giro dos bancos”, completou. 

 

O terceiro ponto citado pela analista para se obter êxito no mercado é a importância de fazer algo que tenha identificação com o negócio. “É preciso ter uma postura diante dos desafios, se dedicar ao negócio, gostar e acreditar no que faz. Assim, a tendência é ter êxito. Mas, além disso, é necessário alinhar as tendências de mercado”.

 

Por fim, Queiroz reforçou que no site do Sebrae existem informações sobre como abrir uma empresa e dicas para a gestão do negócio. “É tudo gratuito, é uma forma de orientar o empreendedor. O Sebrae Play disponibiliza dicas, informações, estudos e pesquisas sobre várias análises sobre negócios promissores, tendências e mais”, concluiu. 


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