Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/04/2024 às 18h00min - Atualizada em 19/04/2024 às 18h00min

Número de roubos caiu 24% no ano passado em Uberlândia

Cidade registrou 1.914 ocorrências do crime em 2023, aponta balanço da Polícia Militar

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Polícia Militar indica que trabalho integrado dos órgãos de segurança impacta queda dos casos | Foto: PMMG/Divulgação

Uberlândia registrou queda de 24,5% no número de vítimas de roubos em 2023. Segundo balanço divulgado pela 9ª Região da Polícia Militar (9ª RPM) nesta sexta-feira (19), no ano passado foram totalizadas 1.914 ocorrências do crime, enquanto em 2022, foram 2.535 casos.

 

Ainda de acordo com o levantamento, a cidade também teve uma diminuição de cerca de 3% nas ocorrências de furtos. Em 2022, foram registrados 18.793 casos do crime. Já em todo o ano de 2023 foram 18.163 registros.

 

O balanço da 9ªRPM revelou ainda que até 17 de abril de 2024, o município teve 525 casos de roubos, sendo uma média de 4,8 por dia. Em relação a furtos, foram registradas 4.694 ocorrências durante o mesmo período, representando uma média de 43 denúncias por dia. 

 

Conforme o Código Penal, furto e roubo são crimes contra o patrimônio que se distinguem pela presença ou ausência de violência durante a ação. No furto, ocorre a subtração de um bem sem o uso de violência ou ameaça direta à vítima. Já no roubo, além da subtração do objeto, há a presença de violência ou grave ameaça contra a pessoa.

 

Em entrevista coletiva para a imprensa, o comandante da 9ª RPM, Fernando Reis, destacou que a redução em indicadores de roubos e furtos tem relação direta com o trabalho integrado realizado por diversos órgãos de segurança na cidade. 

 

“Trabalhamos com uma análise criminal para entender como e por que os crimes acontecem. Não se trata apenas de atacar o crime em si ou focar em locais específicos, mas compreender suas causas e antecedentes. Além disso, um trabalho integrado com Polícia Civil, Ministério Público e Polícia Federal nos permite avançar e enfrentar ainda mais a criminalidade”, explica.

 

O comandante Reis afirmou que poucos infratores conduzidos para a delegacia por furto permanecem presos e normalmente já possuem histórico do delito. “Mais de 80% dos indivíduos presos por furto não permanecem detidos, o que gera impunidade e reincidência. Então, temos um problema que está na legislação”, explicou.

 

Conforme dito pelo comandante, a Polícia Militar em Uberlândia busca estratégias compatíveis com a necessidade de redução dos crimes, para aumentar a sensação de segurança da população. “O acompanhamento dos crimes e a atuação conjunta com outros órgãos fortalecem nossa entrega à população, contribuindo para a diminuição dos índices ano após ano. É isso que a PM e outros órgãos de segurança pública têm perseguido, que as pessoas tenham sensação de segurança e a queda da criminalidade”, destacou.

 

Por fim, Reis ressaltou a importância da comunidade na própria segurança. Ele mencionou o trabalho das redes de proteção preventiva nos bairros, orientando as pessoas sobre medidas de prevenção contra crimes e sugerindo instalações que possam contribuir para a redução da criminalidade.

 

Em caso de furtos e roubos, as vítimas devem acionar a Polícia Militar através do 190 para o registro da ocorrência e investigações futuras. 


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

​• Uberlândia terá tempo ensolarado e calor de até 34ºC no fim de semana


 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90