Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/03/2024 às 13h56min - Atualizada em 20/03/2024 às 13h56min

Treinador de Uberlândia conquista medalha de bronze na Surdolimpíada de Inverno

Lucio Cruz levou a Seleção Brasileira ao melhor desempenho de toda a história no torneio

IGOR MARTINS I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Lucio Cruz, de 49 anos, é o atual técnico da Associação dos Surdos de Uberlândia (ASUL) I Foto: Lidiana Matos

O Brasil conquistou uma medalha de bronze durante a 20ª edição da Surdolimpíada de Inverno, realizada na última semana em Erzurum, na Turquia. A campanha da seleção masculina de futsal teve a participação direta do treinador Lucio Cruz, de Uberlândia, que comandou a equipe para um resultado inédito na competição.

Aos 49 anos, Lucio é o técnico da Associação dos Surdos de Uberlândia (ASUL) há 10 anos e conseguiu levar a equipe de futsal para surdos ao melhor desempenho de sua história no torneio. O bronze veio após o Brasil golear a Espanha por 8 a 4 na disputa do terceiro lugar. O Irã, que venceu o time brasileiro nas semis, acabou sendo o campeão depois de superar o Japão na grande final.

Em entrevista ao Diário, Lucio Cruz se mostrou orgulhoso do resultado e disse que tudo faz parte de um processo de desenvolvimento. Depois de começar na ASUL em 2014, ele foi convidado para treinar a Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS) em 2016 e assumiu o comando da seleção brasileira ainda em 2022, a convite da Confederação Brasileira de Desportes de Surdos (CBDS).

"Eu fiquei emocionado, pois era a realização de um sonho de ser o técnico de uma seleção. A nossa equipe realizava treinos uma vez por mês, nos finais de semana, nas cidades de São Paulo, Jundiaí e Campinas. Conseguimos alcançar o pódio e conquistar a medalha de bronze. Eu me sinto muito orgulhoso", disse.

O Brasil foi o único país a conquistar medalhas nas modalidades masculina e feminina no futsal. Do lado das mulheres, a seleção também foi destaque e conseguiu a medalha de prata, após serem derrotadas para a Espanha por 5 a 2 na grande final. De acordo com Lucio, apesar de pouco divulgado, o futsal para surdos no país é muito forte.

"A maioria das pessoas não sabiam da existência das Surdolimpíadas de Inverno. Precisamos divulgar mais sobre o futsal e obter apoio financeiro. A maioria dos atletas precisa pagar do próprio bolso pelos treinos, sem o apoio do governo", relatou o comandante.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Técnico do Uberlândia lamenta eliminação, mas fala em dever cumprido no Campeonato Mineiro


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90