Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
01/03/2024 às 18h14min - Atualizada em 01/03/2024 às 18h14min

Uberlândia amplia sistema de videomonitoramento das escolas municipais

Mais de 300 câmeras foram instaladas em áreas externas das instituições

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Investimento na ampliação dos sistemas de videomonitoramento foi de R$ 1,35 milhão | Foto: Secom/PMU
A nova sede da Secretaria Municipal de Segurança Integrada foi inaugurada nesta sexta-feira (1º) no bairro Osvaldo Rezende, em Uberlândia. Com um espaço de 3 mil m², a unidade permitiu a ampliação dos sistemas de videomonitoramento das escolas municipais e áreas rurais do município. Além disso, a sede passa a abrigar todas as diretorias da pasta, que englobam Segurança Patrimonial e de Inteligência, Prevenção às Drogas e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

Antes do aumento na instalação, havia 1,8 mil câmeras em áreas internas das escolas municipais e 84 na zona rural. Após a expansão, foram adicionadas 366 nas áreas externas das escolas e 182 em pontos estratégicos das estradas vicinais de Uberlândia. O investimento foi de aproximadamente R$ 1,35 milhão de recursos do município..

Em relação ao monitoramento por vídeo nas instituições de ensino, a Secretária da Educação, Tania Maria de Souza falou sobre a importância dos equipamentos para garantir a segurança e tranquilidade dos alunos, pais e servidores.

"Nós nos concentramos em garantir o que já tínhamos para tranquilizar a comunidade, mas percebemos que além da área interna, também era necessário ter câmeras na parte de fora”, explicou. 

De acordo com Tania Maria, as câmeras auxiliam a afastar o risco, já que é possível identificar qualquer tentativa de atos irregulares. “Até hoje não tivemos acionamento do botão do aplicativo 'Escola Protegida', nem do telefone, e esperamos continuar dessa forma. Realizamos testes periodicamente para verificar se está realmente funcionando, o que nos permite antecipar qualquer situação."

O Escola Protegida é um aplicativo e página virtual de denúncias para uso exclusivo da comunidade escolar, lançado no ano passado, e desenvolvido em parceria com a Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub).

ESTRUTURA
A nova sede da Secretaria Municipal de Segurança comporta salas de reuniões e arquivo, depósito, almoxarifado, refeitório, banheiros e amplo estacionamento. De acordo com o representante da pasta, sargento Ednaldo de Lima, mais de 400 agentes patrimoniais atuam no local. 

“Esta nova sede vai proporcionar melhores condições de trabalho para os nossos servidores. Além disso, por meio do sistema de videomonitoramento e alarme, somos responsáveis pela segurança patrimonial de 210 equipamentos públicos. Neste novo espaço, tenho convicção de que o trabalho integrado entre todas as equipes potencializará nossas ações no dia a dia”, disse.

Para o sargento, a consolidação em um espaço unificado deve promover um atendimento mais dinâmico à população. "Implementamos ações na defesa civil e social para melhorar a condição de trabalho dos servidores e o atendimento à população. Agora, com a união da secretaria em um único local, a segurança pública ganha agilidade no atendimento e funcionalidade”, afirmou.

O prefeito Odelmo Leão afirmou que o endereço da nova sede fica em localização estratégica. “Desse endereço, tanto as equipes da Defesa Civil quanto da Segurança Patrimonial podem se deslocar para os pontos de atuação de maneira mais ágil, otimizando o atendimento. Essa composição que foi montada na secretaria, com as câmeras e os departamentos, mostram a segurança do sistema. Ficou melhor para todos nós e para a secretaria: um próximo do outro”.

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90