Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/02/2024 às 17h36min - Atualizada em 29/02/2024 às 17h36min

Uberlândia registra média de 160 furtos contra idosos por mês

Em 2023, cidade teve 1.964 ocorrências do tipo, aponta levantamento da Sejusp

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Em segundo lugar no levantamento, aparece denúncias de estelionato | Foto: Agência Brasil
Um levantamento da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) revelou que a cidade de Uberlândia registrou 4.209 ocorrências de crimes contra idosos em 2023. Conforme aponta o relatório, a maioria se trata de furtos (1.964), com uma média de 163 casos por mês. 
 

Os dados apontam ainda que do ano de 2021 para 2023 houve um aumento de 19% nos crimes contra idosos, passando de 3.398 para 4.209 registros, respectivamente. Em comparação com o ano de 2022, quando foram computadas 4.073 ocorrências, houve um acréscimo de 3,3%.

 

Em segundo lugar no levantamento do ano passado, aparece denúncias de estelionato (1.245), seguido de ameaça (299), roubo (114), agressão (106), dano (104) e lesão corporal (97). Os dados apontam ainda que do ano de 2021 para 2023 houve aumento de 19% 

 

Em entrevista ao Diário, o delegado chefe da Polícia Civil de Uberlândia, Marcos Tadeu informou que o estelionato e furto tem se tornado muito comum na modalidade virtual e que os idosos são mais suscetíveis aos golpes.

 

“Em geral as pessoas idosas são mais sensíveis, sujeitas a indução e têm um processo cognitivo e um raciocínio mais lento pela idade. Os contraventores aproveitam disso para aplicar golpes, tanto o estelionato quanto o furto mediante fraude, caso em que a pessoa diminui a atenção sobre o bem e o criminoso se apossa de determinado item”. 

 

Além disso, o delegado enfatiza que os criminosos frequentemente se fazem passar por familiares da vítima, solicitando dinheiro através de mensagens. “É crucial sempre verificar informações que apenas a pessoa conheceria, como o nome do namorado, do cachorro ou outros detalhes da vida pessoal. Além disso, é importante evitar interações com desconhecidos e abordagens suspeitas na rua”, explica.

 

DIREITO DOS IDOSOS

A advogada Sônia Hayeck explica que o Estatuto da Pessoa Idosa é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. “O Código Penal teve uma mudança importante no aumento da pena quanto ao estelionato cometido contra pessoas idosas. A pena vai de 2 a 10 anos de prisão”.

 

A profissional ressalta que o Estatuto também prevê que apropriar-se ou desviar bens ou rendimentos do idoso constitui crime punível de 1 a 4 anos de reclusão e multa. "Desde a pandemia de covid-19, os golpes contra pessoas idosas aumentaram, então é importante alertá-las para que se previnam contra essas fraudes."

 

Sônia Hayeck destaca que aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também têm sido alvo de golpes, como o de liberação de empréstimos sem autorização ou solicitação do idoso. "Através do WhatsApp, pessoas se passam por funcionários, obtêm dados e pedem senhas ou para clicar em links. Formalizam contratos e retiram valores na conta do idoso”, explica.

 

Para a especialista, o melhor caminho é ter conhecimento de que não se deve contratar serviços por telefone e fornecer RG, CPF ou senhas, além de não clicar em links desconhecidos. “Bancos não solicitam senhas nem documentos, nem enviam funcionários em casa para trocar cartões ou oferecer dinheiro fácil”, explica.

 

Ela orienta que, em caso de crime, é indicado fazer denúncia à ouvidoria do banco e registrar boletim de ocorrência com a Polícia Militar (PM), através das bases comunitárias em Uberlândia ou pelo site da PMMG. Além disso, é possível buscar apoio jurídico no Juizado Especial de Pequenas Causas, Delegacia da Pessoa Idosa ou Ministério Público Estadual, que protege a pessoa idosa.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90